Desfile da Mangueira no Carnaval 2019 no Rio de Janeiro

A grande campeã do carnaval carioca deste ano será conhecida na tarde de hoje (6). Quatorze escolas de samba disputam o título do grupo especial do Rio de Janeiro. Nos dois dias de desfiles, ocorridos entre os dias 3 e 5 de março, as agremiações foram avaliadas por 36 jurados em nove quesitos. As notas já foram concedidas e entregues à Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), e a apuração começa às 16h30, na Praça da Apoteose.

[pro_ad_display_adzone id="528"]

Cada quesito foi avaliado por seis jurados, posicionados em locais diferentes do Sambódromo, nos dias de desfile. As notas atribuídas por eles variam de 9 a 10 pontos, com intervalos de uma casa decimal

Desses seis jurados, dois serão escolhidos em um sorteio hoje, a partir das 12h, na sede da Liesa. Das quatro notas apuradas, a menor atribuída a cada escola será descartada.

Também na sede da Liesa, na mesma sessão, será sorteada a ordem de apuração das notas dos quesitos, que são: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias e comissão de frente.

A ordem é importante porque ela será usada como critério de desempate. O último quesito a ser sorteado e, portanto, apurado será o primeiro critério de desempate. O penúltimo será o segundo e assim por diante.

As duas escolas que ficarem nas últimas colocações serão rebaixadas para o Grupo de Acesso A. As seis primeiras colocadas desfilam novamente no próximo sábado (9). Disputam o título as escolas Império Serrano, Viradouro, Grande Rio, Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz, Unidos da Tijuca, São Clemente, Vila Isabel, Portela, União da Ilha, Paraíso do Tuiuti, Mangueira e Mocidade.

Logo depois da apuração do grupo especial, começa a do Grupo de Acesso, que definirá a escola campeã, que desfilará no grupo especial em 2020.

(Agência Brasil)

[pro_ad_display_adzone id="530"]