Uma campanha com o intuito de conscientizar a população sobre a poluição sonora foi lançada, nesta terça-feira (7), em Parauapebas, em uma parceria entre os órgãos de segurança e patrulhamento do município – Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) e Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). O lançamento ocorreu na sede da Prefeitura Municipal.
O tema da campanha é “Não deixe que a falta de informação tire seu sossego”, e faz parte da iniciativa “blitzes” educativas para orientar não só a população em geral, mas também donos de estabelecimentos, principalmente os de funcionamento noturno, acerca do nível de som adequado para o bom convívio em sociedade e respeito às leis ambientais acerca de poluição sonora.
Em entrevista ao Portal Correio de Carajás, o Secretário Municipal de Meio Ambiente Sávio André Santiago declarou que as festas de fim de ano levam ao aumento das denúncias de poluição sonora, principalmente numa cidade como Parauapebas em que a dinâmica demográfica é especial, por ser um município onde o trabalho é o principal ponto de atração e o descanso é essencial – descanso esse muitas vezes afetados por altos sons de festas e eventos noturnos.
Leia mais:Segundo o programa Linha Verde, parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente de Marabá e o Disque Denúncia do Sudeste do Pará, foram registradas 3.025 denúncias de perturbação de ordem pública entre janeiro e novembro de 2021. Entre os denunciados, estão estabelecimentos comerciais, religiosos, de eventos e lazer, residências e logradouros públicos.
Junior Silveira, coordenador de fiscalização ambiental da Semma, informou os canais pelos quais a população pode denunciar a poluição sonora: “Os telefones são o WhatsApp da Semma: 98188-3067; além dos telefones do Centro de Controle Operacional (CCO, 99278-0431), Guarda Municipal (3346-8193) e Disque Denúncia da Polícia Militar (98198-3350), órgãos parceiros da Semma no combate a estes delitos”, disse Junior.
A Norma Brasileira (NBR) 10151:2019, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), prescreve que ruídos em zonas residenciais não poderão romper a marca dos 55 decibéis durante o dia (das 7h às 20h) e 50 decibéis durante a noite e madrugada (das 20h às 7h). (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)