Correio de Carajás

Campanha conjunta contra o câncer é lançada na Câmara de Marabá

Na manhã desta quarta-feira, 5, a Câmara Municipal de Marabá realizou uma sessão especial para o lançamento da campanha conjunta: Outro Rosa e Novembro Azul. A solenidade contou com a presença de vereadores da casa, autoridades locais e convidados. Na plateia lotada a cor de rosa coloriu o ambiente.

Intitulada “Juntos Contra o Câncer”, a campanha será uma colaboração entre as coordenações de saúde da mulher e do homem, integrantes da Secretária de Saúde de Marabá (SMS).
A unificação pretende atender o máximo de pacientes possíveis. Juntas, as campanhas irão, ao longo de outubro e novembro, proporcionar à população mais oportunidades para cuidarem da saúde. As ações serão realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A plateia, lotada, vestiu rosa em alusão ao Outubro Rosa – Fotos: Evangelista Rocha

Mônica Boechat, secretária adjunta de saúde, durante sua fala na tribuna, revelou alguns números que foram compilados na cidade. Segundo ela, um quantitativo de 120 mamografias é realizado por semana pelos mamógrafos do Centro de Especialidades Integradas (CEI), localizado na Rodovia Transamazônica, Bairro Amapá, e no Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher (Crismu), na Folha 33, Nova Marabá.

Leia mais:

No que diz respeito aos casos de câncer de mama identificados, em 2019 foram registrados nove; seis em 2020; três no ano de 2021 e até o momento, em 2022, foram 2 casos.
Para os homens, no ano de 2021, foram realizados em torno de três mil PSAs (Antígeno Específico da Próstata, sigla em inglês). Desse quantitativo foram marcadas 380 consultas especializadas com urologistas e 18 casos foram encaminhados para Belém e Tucuruí.

Foto: Evangelista Rocha

Gabriela Menezes Cavalcante, coordenadora municipal de Saúde da Mulher, e Helane Moreira, coordenadora da Saúde do Homem, ressaltaram durante entrevista ao CORREIO que, embora os meses sejam dedicados a darem visibilidade à prevenção, ao longo de todo o ano as unidades de saúde estão abertas para atender às demandas dos moradores de Marabá e região.

Ações diurnas e noturnas estão programadas para acontecerem em cinco UBSs, uma decisão que pretender atender o máximo possível de pessoas em ações de prevenção e conscientização. O atendimento será às segundas e quartas-feiras, das 18 às 22 horas. São elas: Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivacqua, em São Félix; Hiroshi Matsuda, na Folha 11; Demósthenes Azevedo, na Velha Marabá, e Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova. O Crismu terá uma programação especial.

“Durante o mês de outubro a programação do Crismu vai iniciar no dia 15 e segue até o dia 22. A programação inclui sábados, período diurno – de manhã e à tarde. O atendimento vai acontecer também em horário estendido à noite. Será ofertado o serviço de mamografia de rastreio para as mulheres de 50 a 69 anos, que já foram cadastradas e contam com encaminhamento pela Atenção Básica”, explica Gabriela.

Para os homens, as coletas do PSA serão feitas em três unidades no mês de outubro e as demais acontecerão no mês de novembro. “A campanha vem para sensibilizarmos em relação a essa situação do câncer de próstata e também do câncer da mama. Faremos coletas de PSA em 23 Unidades Básicas de Saúde, bem como orientações. A gente acredita que as campanhas têm maior adesão quando conseguimos trabalhar em conjunto”, destaca Helane.

(Luciana Araújo)