Correio de Carajás

Caminhões pesados são barrados em Tocantinópolis após decreto

Prefeito proíbe caminhões com mais de 25 toneladas por estragos nas ruas da cidade

Prefeitura usou maquinário para bloquear desembarque de carretas/ Imagens: Divulgação

Caminhões acima de 25 toneladas estão proibidos de seguirem por Tocantinópolis, no extremo norte do Tocantins. A balsa, que liga o município a Porto Franco (MA), é uma das opções de desvio de rota após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. O decreto que proíbe o trânsito pesado pela cidade está publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (24). No domingo (26), dois caminhões ficaram algumas horas retidos após a travessia Porto Franco/ Tocantinópolis.

Impasse causou longas filas pra embarcar no domingo

Depois de algumas horas de bloqueio, o município, em acordo com a Polícia Militar e a empresa Pipes, liberou os veículos para seguirem viagem via Tocantinópolis. “Houve a liberação dos dois veículos que estavam fora dos critérios e a travessia já está restabelecida. Nós teremos uma reunião com os representantes da Polícia Militar e Ageto [Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura] para definir o andamento nos próximos dias”, informou o secretário de administração do município, Jair Aguiar

O decreto leva em consideração que o aumento do tráfego está deteriorando as ruas da cidade, que não são projetadas para suportar cargas com grande peso.

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Apesar da proibição, a ordem não se aplica a veículos destinados ao transporte de produtos essenciais como alimentos, medicamentos, combustíveis e materiais de construção para uso local e veículos utilizados em obras e serviços públicos devidamente autorizados pela Prefeitura Municipal.

Após a publicação do decreto municipal, o prefeito Fabion Gomes (PL) destacou que informou as forças de segurança a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

REUNIÃO

O proprietário das balsas Pipes, Pedro Iran, e seus advogados estiveram em Tocantinópolis na manhã desta segunda-feira, reunidos com o prefeito Fabion Gomes e representantes da Polícia. Após o encontro, a empresa emitiu a seguinte nota:

“A PIPES EMPREENDIMENTOS LTDA, em conjunto com a Prefeitura de Tocantinópolis, informa que, em reunião realizada na presente data, foi acordada a flexibilização do Decreto Municipal no que diz respeito à travessia de veículos pesados. Ficou estabelecido que será permitida a passagem de caminhões com peso de até 30 (trinta) toneladas, ficando proibida a travessia de veículos que ultrapassem esse limite até que a situação emergencial causada pelo colapso da Ponte Juscelino Kubitschek seja normalizada. Agradecemos pela compreensão e reiteramos nosso compromisso em trabalhar em Conjunto para Superar este momento de adversidade”.

Autoridades e dono das balsas estiveram reunidos nesta segunda-feira

DNIT

Na última sexta-feira (24), o DNIT disse que as rotas alternativas orientadas pela autarquia não incluem o trajeto de veículos pesados pelo município de Tocantinópolis. O trajeto foi indicado apenas para veículos leves.

Em nota, divulgada no domingo (26), o prefeito disse que “tais medidas se justificam dada a omissão do DNIT que, passados mais de 30 dias do colapso da ponte, não adotou nenhuma medida para amenizar e facilitar o tráfego de veículos e pessoas, sequer conseguiu nesse período disponibilizar embarcações entre Aguiarnópolis-TO e Estreito-MA”.

Travessia foi retomada nesta segunda, após acordo

ROTAS ALTERNATIVAS

Confira as rotas alternativas indicadas pelo DNIT:

# Rota 1 (Veículos leves):

– Pegar a TO-126 em Aguiarnópolis até Tocantinópolis;

– Realizar a travessia pela balsa até Porto Franco/MA;

– Seguir pela BR-226/MA (30 km).

 

# Rota 2 (Veículos pesados):

– Pegar a TO-134 em Darcinópolis até a BR-230 em Axixá do Tocantins (149 km);

– Pegar a TO-201 em Axixá do Tocantins até a TO-126 em Sítio Novo do Tocantins (15,1 km);

– Pegar a TO-126 em Sítio Novo do Tocantins até Imperatriz e seguir pela BR-010/MA (26,9 km).

 

# Rota 3: (Veículos pesados)

– Pegar a BR-230 em Aguiarnópolis até Luzinópolis (79 km);

– Seguir pela BR-230 em Luzinópolis até a TO-134 em Axixá do Tocantins (78 km);

– Pegar a TO-201 em Axixá do Tocantins até Sítio Novo do Tocantins (15,1 km);

– Pegar a TO-126 em Sítio Novo do Tocantins até Imperatriz/MA (26,9 km) e seguir pela BR-010/MA.

– Para ter acesso à BR-226/TO:

 

# Rota 1 (Veículos leves):

– Pegar a BR-010/226/MA de Estreito a Porto Franco (30 km);

– ⁠Realizar a travessia pela balsa para Tocantinópolis/TO e seguir pela TO-126.

– Rota 2 (veículos pesados):

– Acessar a BR-226/MA em Estreito até Porto Franco (30 km);

– Pegar a BR-010/MA em Porto Franco até Imperatriz (100 km);

– Seguir pela TO-126/134 até Axixá do Tocantins e seguir pela BR-230/TO para acesso à BR-226/TO.

O que diz a nota do bloqueio

“Senhores Caminhoneiros, viajantes e população em geral!

 

A Prefeitura de Tocantinópolis esclarece que, conforme o Decreto 02/2025, o bloqueio (que ocorrerá a partir do dia 26/01, às 10:30h), aos veículos de grande porte (com peso bruto superior a 25 toneladas), no perímetro urbano de Tocantinópolis-TO, não é uma medida contra os Motoristas, Caminhoneiros e Viajantes, mas uma decisão tomada em razão da deterioração acelerada da infraestrutura viária urbana, dos prejuízos causados à segurança e ao patrimônio público municipal e, até, dos iminentes riscos de acidentes e mortes aos moradores locais.

O tráfego de veículos de passeio e caminhões abaixo de 25 toneladas, está liberado. Cabendo à Empresa PIPES organizar, da melhor forma possível, a travessia entre Tocantinópolis-TO e Porto Franco-MA.

Nada impede, também, a Empresa PIPES de construir um ponto de acesso de embarque e desembarque de veículos de grande porte, fora do perímetro urbano da cidade, haja vista que a referida Empresa tem auferido elevados lucros, sem a contrapartida aos municípios impactados.

Tais medidas se justificam dada a omissão do DNIT que, passados mais de 30 dias do colapso da ponte, não adotou nenhuma medida para amenizar e facilitar o tráfego de veículos e pessoas, sequer conseguiu nesse período disponibilizar embarcações entre Aguiarnópolis-TO e Estreito-MA – Prefeito Fabion Gomes”.

O que diz o DNIT

O DNIT informa que as rotas alternativas orientadas pela autarquia não incluem o trajeto de veículos pesados pelo município de Tocantinópolis. O trajeto foi indicado apenas para veículos leves.

 

SOBRE AS BALSAS:

O DNIT informa que a dispensa de licitação publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 10 de janeiro de 2025 foi revogada, devido à não assinatura do contrato por parte da empresa selecionada.

Esse imprevisto tem gerado prejuízos tanto para a autarquia quanto para a população local, que enfrenta necessidades urgentes relacionadas ao transporte de passageiros, cargas e veículos por meio dos serviços de travessia no rio.

A decisão de revogar a dispensa de licitação foi tomada para assegurar a continuidade dos trâmites administrativos, garantindo a prestação dos serviços essenciais de forma mais célere e eficiente.

O DNIT destaca que, com relação a cobrança de tarifas, isto NÃO irá ocorrer com a nova contratação. Como dito desde o início das informações prestadas pela autarquia, o transporte público gratuito para a população está assegurado.

Por fim, o DNIT informa que uma nova contratação será realizada nos próximos dias, com o objetivo de atender às necessidades da comunidade e reduzir os impactos dessa situação.

(Da Redação)