Ato que faz parte do calendário oficial da Câmara Municipal de Marabá desde 2013, a sessão solene em alusão ao Dia do Exército foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20 de abril, no plenário da Câmara Municipal de Marabá. Presidida pelo vereador Coronel Araújo, autor do projeto que instituiu a comemoração, a mesa ainda foi composta pelo coronel Luciano Augusto Cabanas Kanhet, chefe do Estado Maior da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que no ato representou o general de Brigada Maurício de Souza; representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, governo do Pará e OAB.
O vereador Coronel Araújo lembrou que o Exército Brasileiro tem relevantes serviços prestados à nação e por isso, em seu primeiro mandato propôs uma sessão solene em homenagem à instituição. “O Exército tem feito muito pelo Brasil, especialmente na nossa região. Em Marabá, por ocasião dos problemas que temos, na questão das enchentes, sempre está preparado para ajudar. Leve em nome desta Casa o nosso reconhecimento por tudo que vocês fazem pelo Brasil e nossa região. Não é à toa que o lema do EB é braço forte e mão amiga. Realmente, é um braço forte na defesa dos interesses da nossa nação e uma mão amiga que sempre está estendida ao povo brasileiro”, destacou o vereador.
Secretário Regional de Governo, Wandenkolk Pasteur Gonçalves filosofou que não sabe se é ele quem acompanha o seu destino ou o conduz. “Quando era estudante, o nosso grande sonho era ser soldado do Exército. Neste momento, representando o governador Hélder, me sinto honrado por acompanhar quem faz tanto pela segurança e presta tantos serviços à nação”.
Leia mais:Por fim, o secretário ainda destacou que em Marabá existem dois grandes problemas a serem combatidos, que são a pobreza e a desigualdade.
Coronel Cabanas lembrou que na última terça-feira, dia 19 de abril, o Exército Brasileiro completou 374 anos de história, com a gênesis na insurreição pernambucana, onde foi a primeira vez que se ouviu falar a palavra pátria. “O nosso EB tem esse compromisso. Hoje temos a felicidade de ser uma das instituições de maior credibilidade do País. O nosso Exército agradece e tem a honra de estar aqui. Somos braço forte e mão amiga”.
O coronel ainda lembrou que a 23ª Brigada foi implantada em 1976, pioneira entre as brigadas de selva do Exército Brasileiro, inicialmente com sede em Santarém e depois transferida para Marabá, em novembro de 76. “Esse marco representa o fortalecimento da mentalidade de defesa e proteção da Amazônia, estimulando o desenvolvimento regional e a integração nacional”.
Ele lembrou que as principais ações desenvolvidas em conjunto com órgãos e sociedade de Marabá são apoio logísticos à vacinação, realização de mudanças dos afetados pela enchente e distribuição de cestas básicas e outros materiais. “Anualmente, cerca de 900 jovens incorporam às fileiras do EB na região, o que aumenta a simbiose existente entre a instituição e o povo brasileiro”.
Logo em seguida, foi a vez dos 22 homenageados receberem suas comendas. (Da Redação)