Na noite desta terça-feira, 4 de abril, a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene para condecorar 24 personalidades que atuam de forma destacada para o desenvolvimento de Marabá. Mais de 300 pessoas participaram da solenidade, coordenada pelo presidente da Casa, Alecio Stringari, e pelo 1º vice-presidente, Ilker Moraes.
Na mesa de autoridades participaram, também, Rodrigo Botelho, presidente da Subseção da OAB em Marabá; general Maurício de Souza, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva; o vice-prefeito de Marabá, Luciano Lopes Dias; e Thiago Miranda, presidente da Fundação Cultural do Pará; e a vereadora Cristina Mutran, 3ª secretária da Mesa Diretora da CMM.
O general Maurício de Souza enalteceu Marabá pelos 110 anos de emancipação e lembrou que o Exército Brasileiro está presente na cidade em quase a metade desse tempo, com 2 mil homens. Apoiamos, formando os cidadãos, junto à Defesa Civil. Para nós, é uma alegria estar aqui comemorando esta data importante ao município. Contem com a mão forte e amiga das nossas tropas. Agradeço a acolhida aqui, pois estou de partida, para trabalhar no Ministério da Defesa”, revelou.
Leia mais:Coronel Araújo falou em nome dos membros do Poder Legislativo e refletiu sobre a data especial, comemorando mais um ano de Marabá. “Temos uma terra bendita e um povo abençoado, que me acolheu em quase 20 anos, entre idas e vindas. Essa é uma cidade pujante e com um futuro brilhante pelas expectativas de desenvolvimento que temos aqui. Desejo parabéns a todos os marabaenses e um feliz aniversário a nossa cidade e parabéns aos nossos homenageados”.
Vários homenageados usaram a tribuna para agradecer pela comenda concedida pela Câmara Municipal. Entre eles, Benjamim Ferreira de Souza Neto, diretor administrativo do Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso.
Ele cumprimentou os vereadores e demais autoridades presentes. Contou que mora em Marabá há pouco mais de seis anos e reconheceu que receber a comenda de Cidadão Marabaense lhe causou um sentimento de gratidão. “Fico feliz de poder prosperar aqui, com saúde e criando os filhos numa cidade acolhedora e pujante. Receber esse título é uma dádiva especial. Me considero, sim, um cidadão marabaense”, afirmou.
Para o juiz de direito Augusto Bruno Favacho, Marabá reúne um caldeirão de cultura, com pessoas de todas as partes do País. “Essas pessoas trabalham no dia a dia, transformando a cidade para melhor, deixando-a mais acolhedora. Estou feliz por morar aqui”.
Amarildo José Mazutti, juiz agrário, agradeceu à cidade de Marabá pela acolhida, onde chegou em 2015 e nunca mais quis sair. Ele destacou o papel do judiciário local, onde atual como juiz da Vara Agrária, com 23 municípios em sua jurisdição. “Atuamos com tentativa de solução de conflitos e desbloqueio de matrículas canceladas. Há mais de 30 propriedades sendo preparadas para desocupação nos próximos dias. Elas envolvem muitas pessoas. Temos de usar o bom senso de todos os lados, tanto de ocupantes quanto de proprietários para chegarmos à pacificação. Não precisamos de conflito e nem de ódio. Precisamos de paz”, sintetizou.