Nesta quarta-feira, 2 de abril, a Câmara Municipal de Marabá realizou sessão solene para celebrar os 112 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá. Conforme a tradição da Casa de Leis, foram concedidos títulos de Cidadão Marabaense e de Honra ao Mérito para 21 personalidades do Estado, da região e da própria Marabá que contribuíram para o desenvolvimento do município.
Entre as autoridades presentes, João Chamon Neto, secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará; o deputado estadual Wenderson Azevedo Chamon, o Chamonzinho; o deputado estadual Aveilton Silva de Souza; a juíza de Direito Adriana Tristão, diretora do Fórum da Comarca de Marabá; a vereadora Vanda Régia Américo Gomes, 1ª secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá, além do vice-prefeito, João Tatagiba, representando o Poder Executivo.
Na abertura da sessão, o presidente da Câmara, Ilker Moraes, agradeceu a presença das centenas de pessoas que compareceram ao evento comemorativo e exaltou a história pujante do município de Marabá, que cresce em ritmo acelerado e tem se destacado por uma economia forte no cenário estadual, mas também no nacional., nos segmentos de mineração, pecuária, entre outros.
Leia mais:A juíza Adriana Tristão reconheceu que Marabá reflete o que diz seu hino, falando de uma cidade pujante e rica. Ela revelou que há 18 anos havia passado por Marabá em direção a Redenção e achou a cidade “feia e acabada” no primeiro momento.
Há nove anos, precisou vir para a Marabá por ser cidade de segunda entrância, pela localização geográfica e por sua estrutura. “Já encontrei uma cidade totalmente diferente que tinha visto em 2008. Vejo evolução muito grande desta cidade, desde a infraestrutura, o comércio, ensino público, entre outras áreas. Marabá se tornou para mim uma casa. Sou goiana, mas me considero marabaense de coração. Meus filhos estudaram aqui. Fui promovida para Belém, em fevereiro, pela terceira entrância, para uma das melhores varas da Capital, mas eu tinha opção de permanecer nesta cidade. Então, decidi ficar em Marabá porque já gostava muito daqui, assim como meus filhos. Hoje, nosso sentido de casa é Marabá. Isso me tocou e permanecemos morando aqui, tentando fazer o melhor pela justiça, por Marabá”, disse a magistrada.

Por sua vez, o secretário João Chamon lembrou que foi vereador de Marabá com 10% dos votos do município em sua primeira eleição. Também contou várias histórias que vivenciou em várias décadas nesta cidade, onde nasceu. “Estou aqui com a ata de instalação do município de Marabá em mãos, tendo nela um dos membros de minha família, responsável por instalar o novo município. Várias pessoas subscreveram essa ata, entre elas João Chamon, meu avô. Tenho orgulho da história e trajetória de nossa família nesta cidade”, disse ele, emocionado.
O vereador Miterran Feitosa usou a tribuna e disse que o momento é de integração política e de parabenizar Marabá. “Estamos reunidos nesta sessão para festejar a cidade que nos abraça, que tem crescido e se desenvolvido. Na qualidade de vereador, é uma honra poder prestar homenagem a Marabá. Presto minha homenagem ao deputado Chamonzinho com o título de Honra ao Mérito, pelos trabalhos por nossa cidade. Este título é uma forma de reconhecimento pelo esforço e trabalho em prol de Marabá”.
Por sua vez, o vereador Jimmyson Pacheco destacou que as 23 personalidades homenageadas foram escolhidas pelo trabalho em prol do município de Marabá. “Aos homenageados, saibam da importância que vocês têm. Com a participação de vocês vamos construir uma Marabá melhor, alimentando a esperança de dias melhores.

HOMENAGEADOS
Entre os homenageados, o primeiro a fazer uso da palavra foi o deputado estadual Aveilton Sousa que disse se sentir feliz e merecedor de receber a honraria de “Cidadão Marabaense”. Lembrou que chegou a Marabá em 2002 e começou a trabalhar como garçom na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Com muito esforço chegou à universidade pública e com essa trajetória construiu sua carreira política. “Fui convidado para ser superintende do Incra em Marabá, resgatando a dignidade dos produtores rurais, que precisavam de regularizar suas propriedades. E após isso me candidatei e hoje sou deputado estadual por Marabá, representando a cidade e a nossa gente, por busca de melhorias. Temos um momento crítico na saúde em Marabá e a policlínica vem ajudar a cidade na gestão da saúde. Reconheço que o governo de Hélder Barbalho foi o que mais trabalhou por Marabá”.
O também deputado estadual Chamonzinho disse que agradece a Deus pela oportunidade de ser homenageado por seu trabalho em prol de Marabá. “É uma honra para mim porque esse título é outorgado àqueles que têm serviço prestado a Marabá e à sociedade. Filho de Marabá como sou, nasci e me criei aqui, e tenho minhas raízes plantadas nesta cidade. Meu bisavô foi signatário da ata de emancipação de Marabá. Fui vereador duas vezes, eleito com maior quantidade de votos. Após isso, me tornei deputado estadual, e depois me elegi novamente como deputado, desta vez o mais votado do Estado do Pará. Essa é a trajetória de um filho de Marabá que se tornou o deputado mais votado”.

Chamozinho também destacou o trabalho social desenvolvido pelo Instituto Miguel Chamon para cuidar das pessoas de o Pará, levando dignidade para quem mais precisa. “Tenho orgulho de ter cuidado e atendido milhares de pessoas”.
Ele também ressaltou que, como relator do Orçamento do Estado, colocou R$ 50 milhões no primeiro ano para Marabá e no segundo mais R$ 50 milhões. “Marabá completa 112 anos, meus parabéns. Meu presente é dar sempre ações para beneficiar o povo desta terra”, destacou.
Veja abaixo, a relação dos homenageados pela Mesa Diretora e os 21 vereadores da Câmara Municipal:
Hana Ghassan Tuma, Alessandra Haber Carvalho Santos, Francisco das Chagas Silva Melo Filho, Wenderson Azevedo Chamon, Aveilton Silva de Souza, Geraldo Capota Teotônio Jota, Nazaré da Silva Silva, Gilvan Martins, Suelem Barros, Selma Cezar Hohenfeld, Salatiel Soares Aires, Danielle da Costa Barros Melo, Valéria Aparecida Caselli Ferreira, Fábio Rodrigues da Silva, Vivaldo Rosa Mariano, Itanildo Ferreira Dourado, Natanael Pereira Santos, Cerlio Martins Ferreira, Ivo Vancho Panovich, Ana Claudia Miranda de Souza, Luciana Neves Gluck Paul José Vicente Pereira e Vergilino Ferreira de Camargos.