Correio de Carajás

Câmara e Codec debatem estratégias para atrair novos investimentos a Marabá

Comissão Especial da CMM recebe representantes da Companhia de Desenvolvimento do Pará, ACIM e Prefeitura para discutir estratégia para fortalecer o DIM

Visando promover o amplo desenvolvimento do município, os membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de Marabá realizaram, na tarde da última quarta-feira (29), na Sala de Comissões da Câmara Municipal, mais uma de suas reuniões. O momento teve como objetivo buscar, junto à Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) mecanismos que venham a atrair para Marabá a instalação de atividades comerciais, gerando mais oportunidades de emprego para a população local.

Estiveram presentes à reunião os vereadores Vanda Américo (União), presidente da comissão; Jocenilson Silva (PRD); Marcos Paulo da Agricultura (PDT); Márcio do São Félix (PSDB); o vice-prefeito de Marabá, João Tatagiba; a presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, Nilva Olive; além da equipe de gestores da Companhia de Desenvolvimento.

Ruy Mendonça, coordenador da Codec, destacou a grande potencialidade econômica de Marabá, afirmando que o município dispõe de características valorosas e importantes no processo de crescimento econômico. Por isso, a instituição está empenhada em buscar estratégias que contribuam com o desenvolvimento social e financeiro da localidade.

Leia mais:

“Nossa instituição enxerga Marabá como uma cidade privilegiada, muito por conta de sua localização estratégica e pelo fato de dispor de todos os modais de transporte. Essa realidade contribui para que empresas vejam o município como um território perfeito para seus investimentos. E nós, da Codec, temos como prioridade buscar essa aproximação entre o investidor e os municípios, como estamos realizando em Marabá, inserindo ainda mais o município no radar do Brasil e do mundo”, destacou.

A vereadora e presidente da comissão, Vanda Américo, solicitou aos presentes uma maior aproximação entre os órgãos estaduais — no caso, a Codec —, os agentes públicos do município e o setor produtivo, pois, segundo ela, essa junção de forças é a articulação ideal para que se tenha uma economia cada vez mais crescente em nível local.

“A partir dos anos de trabalho, o que podemos perceber é que cada governo que assume a gestão do Estado muda suas políticas de relacionamento com o empreendedor. Outrora, tínhamos a Codec em constante diálogo com nosso setor produtivo, tendo como público-alvo a Associação Comercial de Marabá e os empresários do município. Hoje, vejo que isso deixou de existir. Temos que mudar essa realidade, tornando essa aproximação algo constante, para que, a partir daí, se criem estratégias que venham a gerar emprego e renda para nossa população. Marabá precisa de mais, e essa comissão tem como dever buscar a consolidação dessa realidade”, enfatizou.

Participante assíduo dos debates relacionados ao desenvolvimento do setor produtivo em Marabá, o vereador Márcio do São Félix destacou a solidez econômica do município, afirmando que essa condição precisa ser aproveitada de maneira mais eficaz e consolidada, gerando assim uma maior quantidade de postos de trabalho para a população.

“Marabá tem um potencial produtivo muito grande. Diferente da maioria dos municípios da região de Carajás, nosso território dispõe de uma diversidade econômica significativa, e isso precisa ser melhor aproveitado. Esse aproveitamento só vai existir se aproximarmos o setor produtivo do setor público. Isso é uma das principais prerrogativas dessa comissão, e precisamos avançar nessa pauta”, enfatizou.

Ao colaborar com o tema, o vereador Marcos Paulo da Agricultura compactuou com a visão de seu colega de parlamento, afirmando que todo esse “vigor financeiro” deve ser transformado em geração de emprego e renda.

“Marabá é um dos municípios mais privilegiados do Estado do Pará, e devemos transformar essa condição em desenvolvimento social. Precisamos criar mecanismos de atração industrial para nossas localidades, ofertando à população emprego e renda. Essas articulações perpassam por momentos como este e, por isso, necessitamos caminhar todos no mesmo sentido, levando dignidade e bem-estar para nossa gente”, disse o jovem parlamentar.

O vereador Jocenilson Silva destacou a necessidade de ampliação das políticas de desenvolvimento social em Marabá, o que, conforme sua visão, só irá acontecer se toda a capacidade produtiva existente nessa localidade for transformada em vagas de emprego para a população.

“Convivo com a realidade de cada marabaense todos os dias. Em nossas ruas, existem pessoas dispostas a trabalhar, que estão em busca de oportunidades. Enquanto agentes públicos, devemos oportunizar isso a esses cidadãos, criando estratégias de desenvolvimento para o nosso município. Enxergo com otimismo esse momento, pois estamos pensando juntos o crescimento de Marabá”, apontou.

Enquanto representante do Executivo de Marabá, o vice-prefeito João Tatagiba celebrou o momento, afirmando que essas parcerias têm muito a contribuir com o crescimento econômico local.

“Vivemos em um município pujante, que dispõe de uma dinâmica comercial invejável, diferente da maioria das cidades do porte de Marabá. Enquanto gestor, empresário e conhecedor do mercado, enxergo um horizonte produtivo imensurável em nosso município, e esse potencial precisa ser extraído. Isso só poderá acontecer se viabilizarmos uma conexão maior entre os investidores e as esferas públicas. Momentos como este contribuem bastante para tornar essa perspectiva real. Por isso, devemos intensificar essas atividades”, afirmou.



Isso vai fechar em 20 segundos