Já visando as eleições municipais deste ano, boa parte dos vereadores da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) se aninhou em outros ninhos partidários. Com isso, alguns partidos perderam assentos, diminuindo suas bancadas, enquanto outros os viram ampliados.
Na dança das cadeiras, quem perdeu assentos foram o DEM, PV, PSD e PSDB. O DEM tinha duas cadeiras, com os vereadores Francisca Ciza e Joel do Sindicato, que foram se abrigar no PP e PDT, respectivamente. O PDT, que não tinha assento, agora desponta como uma das maiores bancadas da CMP. Além de Joel, o partido foi a sigla escolhida pelo vereador Ivanaldo Braz, que estava sem partido desde que saiu do PSDB, e Horácio Martins, que deixou o PSD.
O PSB, que tinha só um assento com Elias Ferreira, ampliou sua bancada com os ingressos dos vereadores Marcelo Parceirinho, que deixou o PSC, e João Assi, o João do Feijão, que saiu do PV e deixou a legenda sem representação da Câmara.
Leia mais:O PMD, que tinha duas cadeiras, com Eliene Soares e Coutinho, ganhou mais uma com o ingresso de Francisco do Amaral Pavão, que foi eleito pelo PSDB.
Com isso, PSB, PDT e PMDB somam as maiores bancadas da Câmara, com três assentos cada. Outro partido que perdeu cadeira foi o PSD, que tinha conquistado duas cadeiras com a eleição de Joelma Leite, que agora migrou para o PL, e Horácio Martins, agora do PDT.
O presidente da Câmara, Luiz Castilho, segue no Pros, assim como Kelen Adriana, no PTB, e Maridé Gomes, no PSC. Zacarias Marques, que foi eleito pelo PSDB, migrou para PP, levando com ele Francisca Ciza, que foi nomeada líder do partido na Câmara. (Tina Santos)