Na última quinta-feira (15), um projeto de lei foi enviado à Câmara dos Vereadores de Parauapebas pelo Gabinete do prefeito Darci Lermen prevendo a criação de cinco rotas turísticas envolvendo locais públicos e privados, segundo inventário da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR).
O texto estipula cinco roteiros turísticos a serem desempenhados pelos turistas:
I – Rota Carajás, abrangendo a Portaria da FLONA Carajás, Aeroporto de Carajás, Parque Zoobotânico Vale, Trilha Lagoa da Mata, Mirante da Mina, Savana Metalófila, Cavernas e Base de Apoio Gavião Real;
Leia mais:II – Rota das Águas, abrangendo a Vila do Garimpo das Pedras e Piscina de Águas Termais;
III – Rota do Búfalo, abrangendo o Sítio Boa Esperança, Espaço de Produção de Mel e Sítio Açaizal;
IV – Rota Indígena, abrangendo as aldeias da Terra Indígena Xicrin do Cateté;
V -Rota City Tour, abrangendo a Praça da Bíblia, Centro de Abastecimento de Parauapebas, Pórtico Jubileu de Prata, Prefeitura Municipal de Parauapebas, Centro de Artesanato Mulheres de Barro e o Lago da Nova Carajás.
O projeto de lei ainda prevê a criação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde os veículos destinados a levar os turistas por cada rota iniciarão o passeio. Cada veículo terá lotação máxima de 46 pessoas e mínima de 50% da lotação (23 pessoas).
A rota também poderá passar por hotéis e pousadas que manifestarem interesse junto à SEMUT. Ela funcionará de terça a domingo, ainda sem horário definido, podendo também funcionar nas segundas-feiras nos meses de junho, julho e dezembro, considerados “alta temporada” pelo projeto.
O texto ainda deverá receber aval das comissões e receber parecer técnico antes de ir à votação em sessão plenária. (Juliano Corrêa)