A Câmara Municipal de Marabá realizou na noite desta quarta-feira, 13 de dezembro, a sessão solene de encerramento do ano legislativo de 2023. O evento contou com o plenário lotado, com homenagens para 21 personalidades que contribuem com o desenvolvimento de Marabá.
Para a Mesa Diretora da Sessão Solene foram convidados o presidente da Câmara, Alecio Stringari; João Chamon Neto (secretário Regional de Governo); Luciano Dias (vice-prefeito); Rodrigo Botelho (presidente da Subseção de Marabá da Ordem dos Advogados do Brasil); Ilker Moraes, Miguel Gomes Filho, Cristina Mutran; e Fernando Henrique.
O presidente da Câmara, vereador Alecio Stringari, enalteceu o trabalho dos colegas ao longo do ano de 2023 e ressaltou que o Poder Legislativo encerra 2023 com uma sessão especial e homenagem a diversas personalidades.
Leia mais:O presidente da Subseção de Marabá da OAB, Rodrigo Albuquerque, disse que a CMM e a OAB trabalham em conjunto em diversos projetos de educação e cidadania, como a Constituição Miúdos, Elas na Política, Parlamento Mirim, e outros temas de direitos sociais que desenvolvem a sociedade.
João Chamon Neto disse aos presentes que tem acompanhado as ações dos executivos municipais dos 39 municípios que compõem as regiões sul e sudeste. “É importante destacar a importância do Poder Legislativo em cada município. Tive o privilégio de estar nesta Câmara por 8 anos, durante a ditadura militar. E enfrentamos os desafios nesta Marabá cercada de quintas por todos os lados, e recebia muitas pessoas que vinham para cá. E a CMM, naquele período, foi de grande importância para a transformação que viria a ser Marabá nas décadas seguintes”, relembrou.
Luciano Lopes Dias, vice-prefeito de Marabá, analisou que o encerramento do ano se dá com o sentimento de dever cumprido. Para ele, a sessão onde se homenageiam pessoas que tomaram a decisão de vir a Marabá para dedicar a essa cidade os frutos de seu trabalho, é muito válida. “Estamos vendo cada vez mais as pessoas vindo para cá, porque acreditam e apostam em nosso município. Temos trabalhado com credibilidade e isso ajuda a fixar famílias aqui, que acreditam no potencial da cidade. Queremos que os empreendedores apostem e invistam aqui, para gerar emprego e renda. Temos trabalhado muito para isso, e temos convicção de que com a apoio de vocês nos tornamos uma cidade melhor”, disse o vice-prefeito.
O vereador Coronel Araújo representou todos os vereadores no uso da tribuna na sessão solene. Ele destacou que todos os homenageados foram reconhecidos por cada vereador, pela contribuição que deram ao município, com relevantes serviços prestados à cidade, nos diversos segmentos. “Essa homenagem só reforça os laços de amizade e compromisso com este município, que é do presente e do futuro”.
O médico Juarez Riberio de Paula, um dos homenageados, disse ser uma grande satisfação receber a homenagem do Poder Legislativo. “Cheguei a Marabá quando o Dr. Nagib Mutran era o secretário de Saúde. Essa cidade me recebeu muito bem, e vejo que tomei a atitude correta, já realizei mais de 8 mil cirurgias. A ortopedia é um atendimento prioritário. A mobilidade urbana é muito grande, com isso os traumas também são muitos e desafiadores. Nesse sentido, a ortopedia tem crescido bastante. E divido esse reconhecimento com os profissionais que trabalham comigo”, disse o médico.
Vanessa Erida Ponchio dos Santos Brito revelou que foi a primeira fonoaudióloga em Marabá. “Quando cheguei, muitas pessoas nem sabiam da importância dessa profissão. Agradeço a Deus, amigos e família pelo reconhecimento. Nossa profissão é linda e extensa na área da saúde, e da qualidade de vida, que atende de recém-nascido até idoso”.
Os homenageados com títulos de Cidadão Marabaense e Honra ao Mérito são Vilmar Carvalho da Silva, Maria Aparecida da Silva Barbosa Medeiros, Sandoval Bezerra Claudino, Juarez Ribeiro de Paula, André Luiz Lombardi, José Ricardo Mariano, Daniel da Silva Franco Júnior, Terezinha Rodrigues Matos Sales, Rosineide Sales Gomes Ferreira, Marta Adriani Torres da Silva, Décio Martins Motta, Neide Amaral Fernandes Silva, Juracy Costa da Silva, Max Gleigson Rodrigues Gonçalves, Wanessa Elida Ponchio dos Santos Brito, Élcio Petri, Marta Adriani Torres da Silva, José Rodrigues Prieto, Paulo Solino Bracche, Geomar André Marchi, Bruno Goes Brainer e Ronildo Viana Cardoso.