Correio de Carajás

Câmara alcança paridade ao eleger três mulheres para Mesa Diretora

Dra. Cristina, Vanda Américo e Maiana Stringari atuarão juntas na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marabá

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026 foi marcada por um embate acirrado na última quarta-feira, dia 1º de janeiro, logo após a posse dos 21 parlamentares eleitos no dia 6 de outubro do ano passado.

A chapa 1, vencedora com 12 dos 21 votos, é composta pelos seguintes membros: Ilker Moraes como presidente; Pedro Correa como primeiro vice-presidente e Marcelo Alves como 2º vice-presidente; Vanda Américo como primeira secretária; Maiana Stringari como 2ª secretária; e Cristina Mutran como terceira secretária.

O presidente Ilker Moraes citou ainda na posse a nova configuração da Mesa Diretora, o que segundo ele representa um avanço muito grande no Poder Legislativo, alcançando a tão sonhada paridade de gênero.

Leia mais:

Vanda Américo, alçada à condição de primeira secretária, alcança a inédita e impressionante marca de nove mandatos como vereadora de Marabá, e considera a paridade de gênero um marco significativo para o município, fortalecendo o empoderamento feminino e, ao mesmo tempo, ocupando espaços de poder dentro do Poder Legislativo.

Por sua vez, Dra. Cristina Mutran chega ao seu terceiro mandato consecutivo como vereadora. Médica por formação, ela já foi eleita deputada estadual, representando Marabá na Assembleia Legislativa do Pará.

Maiana Stringari é a mais jovem parlamentar, estreando na política neste mandato, mas cresceu absorvendo a experiência de seu pai, Alecio Stringari. Ela é fisioterapeuta e fez um trabalho relevante na saúde pública de Marabá antes de ser eleita vereadora.

A Câmara tem ainda a vereadora Priscila Veloso, que retorna para o segundo mandato.