Correio de Carajás

Calourada da Unifesspa retorna, mas será remota

Evento tradicional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará receberá novos acadêmicos chamando atenção para o papel da ciência no contexto social

Em 2021, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) receberá seus novos estudantes de graduação chamando atenção para o papel da ciência no contexto social. De 8 a 17 de setembro de 2021, calouras e calouros poderão acompanhar uma vasta programação com conferência, rodas de conversa, palestra e oficinas que serão ofertadas em salas virtuais e transmitidas pelo canal oficial da Unifesspa no YouTube.

A partir do tema “A educação salva vidas. Somos Unifesspa”, os novos membros da comunidade acadêmica são convidados a refletir e dialogar sobre o assunto, além de poderem conhecer a Universidade com mais detalhes. Todas as informações da calourada estarão disponíveis em um site criado especialmente para o evento.

Este ano, temas relacionados às realidades de discentes indígenas, quilombolas, camponeses, LGBTQIA+ e com deficiência terão momentos específicos voltados a todos os alunos. A ideia é ampliar o debate sobre as questões específicas desses públicos para servidores e técnicos da Universidade.

Leia mais:

“Neste ano, a organização da Calourada tem um grande desafio de, pela primeira vez, planejar e realizar toda a programação de forma remota. É um grande desafio, porque estamos aprendendo como fazer nesse formato, e tem sido uma oportunidade de descobertas importantes de possibilidades de integração, de reunião de mais pessoas”. Explica Cleuzeni Santiago, titular da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (CADD) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), uma das coordenadoras da Comissão de organização da Calourada 2021.

A cada ano, a calourada é organizada por uma comissão especial, que envolve servidores de diversos setores da Instituição, que subdivide-se em comissões temáticas menores. O objetivo é garantir um evento completo e envolvente para toda a comunidade. “Acreditamos que haverá grande participação e integração entre os discentes e servidores em todos os espaços de atuação da Unifesspa nessa região. E, como acontece todos os anos, a realização desse evento conta com a participação de servidores de vários setores da universidade e de discentes, por ser uma necessidade em função das demandas do trabalho para organização e, especialmente, porque essa é uma ação da universidade, uma vez que é a Unifesspa quem recebe, acolhe os seus calouros”, complementa a coordenadora. (Fonte: Unifesspa)