Correio de Carajás

Cacique Raoni já está em Marabá para Ato Nacional em Defesa dos Povos da Amazônia

Marabá recebe grande Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia
Cacique Raoni veio participar do ato nacional em favor dos povos da Amazônia e do Meio Ambiente/ Foto: Nicolas tucat
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Marabá recebe nesta quinta-feira, 17, o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia. O evento reúne personalidades do meio artístico, lideranças políticas e também dos movimentos ambiental e indígena, como o cacique caiapó Raoni Metuktire. A atividade conta com uma programação extensa, nos períodos de manhã, tarde e noite, culminando com uma programação musical na praça da Folha 16.

O objetivo do evento é ouvir da sociedade civil, ativistas, povos da floresta e comunidade acadêmico-científica sobre os problemas enfrentados na Amazônia, região que tem sido alvo constante de atentados criminosos contra a biodiversidade e as comunidades tradicionais. Além disso, o ato é uma forma de expressar o posicionamento público do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia, em relação aos desafios e riscos que a cultura, floresta, rios e territórios da Amazônia estão enfrentando.

A programação será dividida em três momentos: a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16 com a abertura da mesa de debates realizada pelos povos indígenas da região. O fim da tarde será marcado por uma caminhada em defesa da Amazônia, que sai do Ginásio Poliesportivo rumo as principais vias da cidade. E a noite, a partir das 19h, vai ocorrer o encerramento do evento com uma programação musical que traz, além de artistas regionais, a presença do cantor Bruno Dourado, ex componente da banda de reggae Natirruts.    

Leia mais:
Cantor Bruno Dourado será a grande atração do evento que acontece nesta quinta-feira em Marabá

Além disso, o evento tem a presença confirmada das seguintes lideranças nacionais: a presidenta nacional do PT Gleisi  Hoffman PT/PR, a líder da minoria na Câmara dos Deputados Jandira Feghali PCdoB/RJ,  o Líder da Oposição na Câmara dos Deputados Alexandro Molon Molon PSB/RJ, a Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas Joenia Wapichana REDE/RR, o deputado federal Túlio Gadêlha PDT/RJ – Frente ambientalista, o Senador Paulo Rocha, Deputado Beto Faro, e o Deputado Edmilson Rodrigues – Frente em Defesa da Soberania.

Sobre o Ato Nacional- Este é o primeiro Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia, promovido pelo Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia. Criado em 28 de agosto deste ano na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Fórum surgiu como uma resposta à política anti-ambiental e anti-indigenista do atual governo federal. Além de parlamentares do campo da oposição e partidos, o Fórum reúne mais de 30 entidades dos movimentos sociais e organizações de classe.

Segundo o coordenador do Fórum, o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), o evento em Marabá pode servir como inspiração para novas ações. “Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao meio ambiente e aos povos da Amazônia, somos chamados a reagir de forma unificada contra o discurso e atos oficiais que têm encorajado o capital predatório a destruir a Amazônia e o meio ambiente”, afirma Faleiro. Ainda de acordo com o coordenador, o Fórum se coloca à disposição de outros estados da região e do restante do país para auxiliar em novas mobilizações.

Ubirajara Sompré recepcionou cacique Raoni, que já está hospedado em um hotel da Nova Marabá


Serviço: Ato Nacional em defesa do meio ambiente e dos povos da Amazônia:

Programação:

– Das 9h às 12h30, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Mesa de abertura e escuta dos movimentos sociais;

– Das 14h às 17, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Debate “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”;


– Das 17h às 18h30: Caminhada pelo Meio Ambiente;


– Das 18h30 às 22h, Praça da Folha 16: Ato político-cultural – encerramento.

Mais

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Site distorce notícia de TV australiana para alegar que China testou o coronavírus como arma biológica

Enganoso Relato da jornalista Sharri Markson, do canal australiano de televisão Sky News, sobre livro escrito por cientistas militares chineses,…
Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Prefeitura cria plano B para atender Uber e 99

Nesta quinta-feira, 13, a Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Serviços Públicos e Transportes da Câmara Municipal de Marabá manteve mais…
No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

No Dia do Gari, a homenagem vem de uma menina de 6 anos

“Gente porca. São nojentos, lixeiros, fedorentos…” Já pensou você estar trabalhando e ouvir esses adjetivos pejorativos e preconceituosos? Todos os…
Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…