Marabá recebe nesta quinta-feira, 17, o Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia. O evento reúne personalidades do meio artístico, lideranças políticas e também dos movimentos ambiental e indígena, como o cacique caiapó Raoni Metuktire. A atividade conta com uma programação extensa, nos períodos de manhã, tarde e noite, culminando com uma programação musical na praça da Folha 16.
O objetivo do evento é ouvir da sociedade civil, ativistas, povos da floresta e comunidade acadêmico-científica sobre os problemas enfrentados na Amazônia, região que tem sido alvo constante de atentados criminosos contra a biodiversidade e as comunidades tradicionais. Além disso, o ato é uma forma de expressar o posicionamento público do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia, em relação aos desafios e riscos que a cultura, floresta, rios e territórios da Amazônia estão enfrentando.
A programação será dividida em três momentos: a partir das 9h, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16 com a abertura da mesa de debates realizada pelos povos indígenas da região. O fim da tarde será marcado por uma caminhada em defesa da Amazônia, que sai do Ginásio Poliesportivo rumo as principais vias da cidade. E a noite, a partir das 19h, vai ocorrer o encerramento do evento com uma programação musical que traz, além de artistas regionais, a presença do cantor Bruno Dourado, ex componente da banda de reggae Natirruts.
Leia mais:Além disso, o evento tem a presença confirmada das seguintes lideranças nacionais: a presidenta nacional do PT Gleisi Hoffman PT/PR, a líder da minoria na Câmara dos Deputados Jandira Feghali PCdoB/RJ, o Líder da Oposição na Câmara dos Deputados Alexandro Molon Molon PSB/RJ, a Coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas Joenia Wapichana REDE/RR, o deputado federal Túlio Gadêlha PDT/RJ – Frente ambientalista, o Senador Paulo Rocha, Deputado Beto Faro, e o Deputado Edmilson Rodrigues – Frente em Defesa da Soberania.
Sobre o Ato Nacional- Este é o primeiro Ato Nacional em Defesa do Meio Ambiente e dos Povos da Amazônia, promovido pelo Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia. Criado em 28 de agosto deste ano na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), o Fórum surgiu como uma resposta à política anti-ambiental e anti-indigenista do atual governo federal. Além de parlamentares do campo da oposição e partidos, o Fórum reúne mais de 30 entidades dos movimentos sociais e organizações de classe.
Segundo o coordenador do Fórum, o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA), o evento em Marabá pode servir como inspiração para novas ações. “Diante dos ataques do governo Bolsonaro ao meio ambiente e aos povos da Amazônia, somos chamados a reagir de forma unificada contra o discurso e atos oficiais que têm encorajado o capital predatório a destruir a Amazônia e o meio ambiente”, afirma Faleiro. Ainda de acordo com o coordenador, o Fórum se coloca à disposição de outros estados da região e do restante do país para auxiliar em novas mobilizações.
Serviço: Ato Nacional em defesa do
meio ambiente e dos povos da Amazônia:
Programação:
– Das 9h às 12h30, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Mesa de abertura e escuta dos movimentos sociais;
– Das 14h às 17, Ginásio Poliesportivo da Folha 16: Debate “O que está por trás dos ataques à Amazônia e quais os desafios da floresta, dos rios, da cultura e dos territórios de seus povos”;
– Das 17h às 18h30: Caminhada pelo Meio Ambiente;
– Das 18h30 às 22h, Praça da Folha 16: Ato político-cultural – encerramento.