Correio de Carajás

Cabelo Seco: Festival de Verão o mês todo

Diretor de teatro holandês, Sem Jonkers assiste a preparação do coletivo de dança AfroRaiz em ensaio para o FestivaL de Verão/ Fotos: Arquivo/Rios de Encontro
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O projeto eco-cultural Rios de Encontro lançou nesta sexta-feira (6), na comunidade do Cabelo Seco, onde está instalado há mais de dez anos, a 5ª edição de seu já tradicional Festival de Verão. A programação contará também com a 5ª edição do Festival da Pipa, além da Bicicletada e uma grande festa para comemorar o aniversário do projeto Amazônia Bem Viver.

Coordenadora do V Festival de Verão, Manoela Souza destaca a participação dos jovens artistas do Cabelo Seco responsáveis por ministrar os mini-cursos e as rodas de conversa. “Nosso coletivo AfroRaiz tem tanta força artística que hoje há uma fila de arte-educadores internacionais esperando um convite para colaborar conosco, em uma ação de solidariedade com as questões da Amazônia”, explica.

“Este ano, o jovem diretor teatral, Sem Jonkers, da Universidade das Artes em Amsterdam, Holanda, vai apresentar técnicas em teatro comunitário para os jovens da comunidade. Também teremos o espetáculo de dança Teatro em Progresso, Margens Vitais. Portanto, todo que quiserem participar serão bem-vindos”, ressalta.

Leia mais:

Coordenadora da Cia de dança AfroMundi, Camylla Alves disse que o contato com o jovem diretor teatral holandês ocorreu essa semana e que o convite veio em seguida. “Sem tem um grande compromisso com a igualdade de gênero e a justiça social. Ele visitou a hidrelétrica Belo Monte na semana passada e saiu convencido da importância que a energia solar tem o futuro da Amazônia”, frisou. Camylla acaba de ser premiada pela  Fundação Cultural do Pará por sua atuação em projetos socioambientais, como o AfroMundi.

Dan Baron, mentor e coordenador internacional do projeto Rios de Encontro, voltou nesta quinta-feira (5) de uma viagem de duas semanas que vez a Europa a convite do Parlamento Europeu e do governo Alemão. “A força artística e gestora dos jovens que integram o projeto Rios de Encontro foi muito comentada na Europa. Realizei uma roda de conversa com 40 mestrandos em artes educação na Universidade de Berlin”, revela.

Dan Baron apresenta o projeto Amazônia Bem Viver em uma noite cultural para parlamentares europeus

“Eles ficaram admirados com a maneira como conseguimos unir excelência artística e ativismo social. Nas reuniões sobre o projeto Amazônia Bem Viver com os membro do Parlamento Europeu relacionei justiça social à justiça climática. Por conta disso, fomos convidados a realizar uma turnê em cinco países europeus durante 80 dias em 2019, para demonstrar nosso modelo de educação com bases sustentáveis”, acrescenta

Dan Baron informou ainda que apenas 26% dos jovens votam em eleições na Europa. “Assim como no Brasil, lá eles também perderam a confiança na política, e veem com medo o futuro que os aguarda. Depressão e suicídio juvenis são uma das preocupações principais das autoridades por lá. Parece que não há um projeto alternativo à violência e ao desespero que surgem com o aumento da pobreza, da desigualdade social e do isolamento causado pelo consumo compulsivo de tecnologias como o celular. Por tabela, cresce a cultura de pânico e a política de ódio na região que desperta e xenofobia. Por essa razão, nosso projeto eco-cultural de bem viver comunitário inspira esperança”, acredita.

As inscrições gratuitas para participar tanto dos minicursos quanta da Bicicletada que acontece no dia 25 de julho são limitadas e já estão abertas, assim como para o Festival de Pipas e a festa dos dez anos do projeto Amazônia Bem Viver. Para mais informação, os interessados devem procurar por Manoela Souza, no WhatsApp (91) 988478021. (Da redação, com informações de dan baron)

Mais

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

Prefeitura de Marabá libera espaços de eventos a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (17) os espaços de eventos ficam autorizados a funcionar em Marabá. O decreto nº 196,…
Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Começa hoje consulta pública sobre mudanças na Nova Marabá

Nesta sexta-feira, dia 14 de maio, inicia a Consulta Pública promovida pela Câmara Municipal de Marabá, para que a população…
Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

Covid-19: Novas etapas da campanha de vacinação iniciam neste fim de semana em Marabá

A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá informa que, neste final de semana, sábado (15) e domingo (16), ocorrerá uma…
Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Post usa notícia de 2019 para parabenizar Bolsonaro por acordo Mercosul-UE, mas negociações estão paradas

Investigado por: Verificado por:    É enganosa uma publicação no Facebook do dia 9 de maio de 2021, em um…
Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

Estado regulariza cerca de 2.500 lotes dos bairros Liberdade e Independência

A Companhia de Habitação do Estado do Para (Cohab), ligada ao Governo do Estado, está trabalhando de forma célere para…
Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Filhote de jacaré surge em bueiro aberto na Folha 6

Um morador nada comum deu o “ar da graça” e surpreendeu a população da Folha 6. Um filhote de jacaré…