Correio de Carajás

Buraco na UTI do HMM força retirada urgente de pacientes

Infiltrações provocam dano estrutural na UTI e expõem fragilidade do Hospital de Marabá

Por: Chagas Filho
✏️ Atualizado em 29/01/2026 18h46

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Municipal de Marabá (HMM) teve de ser evacuada como medida de segurança devido rachaduras e vazamento de água na estrutura do setor. Os pacientes tiveram de ser retirados para garantir a segurança de todos. Eles foram levados para a Unidade de Cuidados Especiais (UCE).

O problema é grave, pois a UTI é destinada a pacientes críticos com alto risco de morte, que necessitam de suporte artificial de vida (como ventiladores mecânicos) e monitoramento contínuo.
Já a UCE é voltada para pacientes de média complexidade, que não precisam de suporte intensivo imediato, mas exigem monitoramento mais próximo do que o oferecido em uma enfermaria comum.

De acordo com o que foi apurado pela reportagem, funcionários perceberem redução no fluxo de água no HMM. Em seguida, um vazamento na parte de fora da UTI foi encontrado. Diante disso, a direção do hospital determinou a evacuação imediata para evitar acidentes. Em seguida, parte da parede da UTI foi demolida e um enomre buraco aberto.

Leia mais:

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) foi acionado para verificar a situação. Além disso, a Defesa Civil também produziu um laudo técnico sobre a situação.

A Reportagem deste CORREIO solicitou uma nota oficial da Prefeitura de Marabá sobre o assunto, mas até o fechamento dessa reportagem nenhuma resposta foi enviada.