Correio de Carajás

Brisbane é oficializada como sede dos Jogos Olímpicos de 2032

Austrália se torna anfitriã olímpica três vezes. Anteriormente, ela realizou os Jogos em Melbourne em 1956 e em Sydney em 2000

A cidade de Brisbane, na Austrália, foi oficializada como a sede dos Jogos Olímpicos de de 2032. A escolha foi confirmada em assembleia geral do Conselho Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional) e confirmada pela entidade através das redes sociais. Ao todo, foram 80 votos distribuídos, sendo 77 válidos, três abstenções e 39 majoritários. Brisbane teve 72 votos favoráveis e cinco contra.

Com isso, a Austrália se torna anfitriã olímpica três vezes. Anteriormente, ela realizou os Jogos em Melbourne em 1956 e em Sydney em 2000. O COI agora tem os próximos três Jogos de Verão mapeados: os de 2024 serão realizados em Paris, enquanto os Jogos de 2028 serão em Los Angeles.

Com a sede em 2032, os Jogos Olímpicos passarão por cinco continentes em sequência: América do Sul (Rio de Janeiro), Ásia (Tóquio), Europa (Paris), América do Norte (Los Angeles) e Oceania (Brisbane).

Para comemorar foram montados telões em algumas regiões da cidade. Em South Bank, foi montado um palco para apresentações musicais a espera do anúncio. A candidatura teve apoio do governo municipal, estadual e federal, além do setor privado, o que agradou.

Brisbane é oficializada como sede dos Jogos Olímpicos de 2032 Foto: Divulgação
Brisbane é oficializada como sede dos Jogos Olímpicos de 2032 Foto: Divulgação

O processo de escolha de Brisbane foi diferente das edições passadas. O COI abriu um diálogo com as cidades que apresentassem uma candidatura viável para sediar os Jogos e a cidade australiana foi a única a mostrar ter condições.

John Coates, presidente da Comitê Olímpico Australiano (AOC) afirmou que esses serão os “Jogos da União”. Já a governadora da província de Queensland – onde fica Brisbane -, Annastacia Palaszczuk, falou como o evento irá ajudar a acelerar as obras de infraestrutura da região.