Correio de Carajás

Brigada Comemora o Dia Internacional dos Peacekeepers

Em alusão ao Dia Internacional dos Peacekeepers (Mantenedores da Paz), a 23ª Brigada de Infantaria de Selva, localizada em Marabá, celebrou a importante data e homenageou os militares que cumpriram a tarefa de manter a paz mundo afora. O evento ocorreu na manhã da última quinta-feira, dia 29, e envolveu diversas autoridades militares.

De acordo com o general Carlos Henrique Teche, comandante da brigada, dois contingentes somando 400 militares foram enviados para missões de paz no Haiti, nos anos de 2009 e 2014. O objetivo da missão foi garantir a segurança da população e a tranquilidade das eleições. “Houve eleições limpas graças à presença do Exército Brasileiro e de outros países que garantiram que a democracia retornasse para aquele país”, explica.

As atividades na Brigada iniciaram com homenagem aos militares que participaram das missões de paz. Na sequência, foi realizada formatura alusiva a data. Participaram também da solenidade ex-integrantes do Batalhão. A solenidade foi presidida pelo próprio General Teche. Coroa de flores foram depositadas em sete cruzes em homenagem aos mortos em missões de paz.

Leia mais:

Entenda

O Dia do Peacekeeper foi instituído pela ONU em 2002. A data rememora a primeira missão de paz conduzida pelo órgão, que teve início em 29 de maio de 1948, na Palestina. Desde então, mais de um milhão de militares, civis e policiais atuaram em 71 missões de paz, realizadas em 120 países. Cerca de 3.700 deles deram o sacrifício maior, perdendo suas vidas nessas atividades.

O Brasil, membro fundador da ONU, tem participado com tropa em missões de paz desde 1956. Atualmente, cerca de 300 militares do Brasil participam de oito operações de paz coordenadas pela ONU. (Karine Sued e Josseli Carvalho)