Correio de Carajás

Brasileiros tomam 35x mais cerveja que vinho, diz pesquisa

A queda brusca de temperatura no Brasil, principalmente nas regiões do sul e sudeste, ajuda os consumidores a lembrarem de uma das bebidas que é a cara do inverno: o vinho. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Brasil está em 14º no ranking mundial da produção de vinho, com 340 milhões de litros produzidos em 2017. Mesmo estando longe do primeiro lugar como a Itália, principal produtora com 4,25 bilhões de litros (2017), ainda há muito a ser explorado neste mercado.

No Brasil, segundo a Wine Intelligence, por volta de 1,7 milhões de usuários compraram vinho na internet ano passado, o que representou um aumento de 40% em relação a 2016. Não é à toa que o país está em 3º lugar no número de consumidores online de vinho, atrás da China e Reino Unido, o que aponta um crescente mercado do e-commerce e ótimas perspectivas para o lojista online, que consegue preços competitivos e praticidade para os shoppers.

O brasileiro bebe muito vinho?

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A plataforma de descontos Cuponation, com os dados obtidos pelo Statista, compilou no infográfico interativo o consumo per capita de vinho em 29 países. No ranking de consumo anual da bebida o Brasil está em 17º, com 330 milhões de litros consumidos pela população, o que seria aproximadamente 1,7 litro per capita ao ano, ou mais ou menos duas garrafas. Os países campeões de consumo são: EUA (3,26 bilhões de litros por ano), França (2,7 bilhões) e Itália (2,26 bilhões).

Como previsto, o consumo de vinho em terras brasileiras está muito atrás da popular cerveja. O Cuponation relacionou o consumo per capita de vinho com o consumo de cerveja estimado pelo grupo japonês Kirin Holdings, que anualmente mapeia os resultados de 26 países. Dados mostram que cada brasileiro consome aproximadamente 35 vezes mais cerveja que vinho anualmente, em média 60,4 litros. E quem lidera o consumo da bebida são os tchecos, ingerindo em média 143,3 litros anualmente, per capita (e beer pint de apenas R$ 6, conforme apontado em outro infográfico da plataforma). A nação é campeã de consumo pelo 24º ano, segundo material da holding japonesa.

A queda brusca de temperatura no Brasil, principalmente nas regiões do sul e sudeste, ajuda os consumidores a lembrarem de uma das bebidas que é a cara do inverno: o vinho. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o Brasil está em 14º no ranking mundial da produção de vinho, com 340 milhões de litros produzidos em 2017. Mesmo estando longe do primeiro lugar como a Itália, principal produtora com 4,25 bilhões de litros (2017), ainda há muito a ser explorado neste mercado.

No Brasil, segundo a Wine Intelligence, por volta de 1,7 milhões de usuários compraram vinho na internet ano passado, o que representou um aumento de 40% em relação a 2016. Não é à toa que o país está em 3º lugar no número de consumidores online de vinho, atrás da China e Reino Unido, o que aponta um crescente mercado do e-commerce e ótimas perspectivas para o lojista online, que consegue preços competitivos e praticidade para os shoppers.

Qual a preferência nacional?

A pesquisa divulgada pela Evino, um dos maiores e-commerces nacionais de vinho, realizada com aproximadamente 3 mil pessoas, aponta que o vinho tinto é preferência de ao menos 77% dos entrevistados. O infográfico do Cuponation também aponta o preço médio de uma garrafa de vinho tinto, de qualidade razoável, em 29 países. E segundo a pesquisa, é possível obter uma garrafa por aproximadamente R$ 30. O suiços são os que mais gastam anualmente com vinho, em torno de R$ 2 mil.

Quantas garrafas?

Relacionando o consumo em litros per capita das 29 nações do estudo, e considerando que cada garrafa de vinho possui em média 750 ml, os portugueses lideram na quantidade de garrafas consumidas anualmente: ao menos 58 por pessoa! Em seguida vem os franceses, com 54 garrafas, italianos, 50, e os suíços, com 44 unidades consumidas, em média.

(DOL com informações da Cuponation)