Após os gastos com presentes no Natal, o brasileiro deverá manter os gastos neste fim de ano. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) estima que 51% dos brasileiros irão às compras para as festividades do Réveillon.
O gasto médio esperado para data é de R$ 312 por pessoa, fora as despesas com roupas, sapatos e acessórios para as festividades. O levantamento estima que, em média, os brasileiros irão gastar R$ 239,54 com vestuário novo para comemorar a passagem de 2021 para 2022.
As despesas podem ser ainda maiores já que 12% dos brasileiros devem viajar para comemorar a virada de ano. Outros 10% irão comemorar a data com a família, na casa de parentes mais próximos. Porém, a maior parte (36%) pretende ficar em casa.
Leia mais:Diante das estimativas de gastos por pessoa, o presidente da CNDL reforça a necessidade de controle das finanças individuais e familiares. “O Réveillon acontece logo na sequência do Natal e as pessoas já terão investido na celebração – seja na ceia, seja na compra dos presentes. Então, é importante planejar as despesas e fazer as contas para saber o limite dos gastos. Afinal, não tem sentido comemorar a chegada do ano endividado ou com as finanças desequilibradas”, destaca.
Outro ponto abordado pela pesquisa foi a questão das superstições. Para o comércio, o levantamento destaca a importância da diversidade de produtos ofertados ao consumidor, já que a cor das roupas e acessórios buscados será fundamental para compra.
Estudo mostra que 42% dos brasileiros deveram apostar em produtos da cor branca, enquanto 6% optarão pela cor amarela e outros 6%, por tons de azul.
Além das tradicionais cores, de modo geral, 36% dos brasileiros irão fazer alguma simpatia durante a chegada do ano de 2022. Desses, 18% irão investir em simpatias e tradições com intuito de atrair mais dinheiro e fortuna no ano que se aproxima.
Outros 16% irão fazer alguma simpatia buscando atrair empregos ou quitar dívidas. Por fim, 7% dos brasileiros devem realizar alguma ação com intuito de garantir o emagrecimento em 2022.
(Fonte: O Povo)