Correio de Carajás

Brasileira Tatiana Weston-Webb vence etapa da África do Sul do Mundial

A brasileira Tatiana Weston-Webb venceu a etapa da WSL de J-Bay na África do Sul na nesta sexta-feira. Tati encarou a australiana Tyler Wright na final e garantiu o título ao somar 17.50 contra 15.67 da rival. Com a vitória, Tatiana também assume a 3ª colocação do ranking mundial, conseguindo se estabelecer entre as cinco primeiras que vão para as finais da WSL em Trestles, na Califórnia, em setembro. A brasileira não escondeu a felicidade quando soube de sua nova colocação.

– Uau, é sério? Terceiro lugar é um grande feito. Eu estou muito feliz e muito feliz de poder ser uma surfista profissional. – confirmou a brasileira.

Com a vitória em J-Bay, Tati se torna a única mulher a vencer duas etapas nessa temporada e consegue o feito pela 1ª vez em sua carreira. A brasileira também venceu na etapa de Peniche, em Portugal.

Leia mais:

Tati teve duas notas acima do critério de “excelente” do Mundial de Surfe. A brasileira somou um 8,5 e um 9,0, a maior nota feminina da competição.

Tati Weston-Webb comemora no mar de J-Bay — Foto: Alan Van Gysen/World Surf League
Tati Weston-Webb comemora no mar de J-Bay — Foto: Alan Van Gysen/World Surf League

Tatiana soube administrar bem a vantagem que conseguiu no início da bateria. Já Tyler Wright teve duas grandes ondas de 8.17 e 7.50, mas não conseguiu superar a brasileira.

– Levei muita onda na cabeça, mas valeu a pena. Eu queria agradecer o apoio de todo mundo. Eu estou muito feliz!- disse Tati logo após sair do mar.

Entre os homens

 

Tati e Ethan Ewing com seus prêmios  — Foto: Beatriz Ryder/World Surf League
Tati e Ethan Ewing com seus prêmios — Foto: Beatriz Ryder/World Surf League

No masculino, a vitória ficou com o australiano Ethan Ewing, que venceu o compatriota Jack Robinson. Ewing somou 16.80 pontos, contra 16.30 de Robinson. Com a vitória de Ewing, o australiano ultrapassa Italo Ferreira no ranking mundial. Essa foi a primeira vitória de Ethan na temporada.

Entre os brasileiros o mais bem colocado foi Yago Dora, que caiu para o campeão da Etapa. Já Italo perdeu de virada para o japonês Kanoa Igarashi nas quartas de final. O brasileiro perdeu por apenas 0,43. O campeão olímpico sentiu fortes dores na lombar e saiu carregado da praia para o posto médico após a bateria. Samuel Pupo também perdeu nas quartas de final para Jack Robinson.

(Fonte:G1)