Em campo, o resultado nem de longe foi o esperado: o Brasil perdeu sua primeira partida na Copa do Mundo de 2022 para Camarões, por 1 a 0. A decepção ao final da tarde estava na cara dos torcedores, mas em Marabá, antes disso, na mobilização para assistir o jogo, a empolgação era enorme, principalmente pela classificação antecipada para as oitavas de final. Com esse fator, mesmo quem ficou triste com o resultado, contemporizava que agora é seguir focado e vencer o próximo jogo, que já será na segunda-feira, dia 5. O CORREIO acompanhou as reações da torcida pelas ruas da cidade ontem.
O dia chuvoso talvez tenha afugentado um pouco o grande número de pessoas vistas nas ruas nas duas rodadas anteriores. Era perceptível que menos pessoas optaram por acompanhar a partida em locais públicos.
No já tradicional giro pela cidade, a Reportagem do CORREIO foi até a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) conferir de perto a programação que o clube preparou para seus associados e convidados. Por lá o clima era de tranquilidade e aconchego, perfeito para as famílias que se reuniram dentro e fora do salão de festas.
Leia mais:Enquanto as crianças brincavam nos ambientes preparados para eles, os adultos observavam atentos os lances do jogo, ávidos pelos gols do Brasil (que não chegaram). Para Marcleidsom Benedito, bancário, a escolha pela AABB foi ideal: “O espaço é familiar, tem brinquedos para as crianças, a gente fica aqui assistindo ao jogo e eles ficam lá fora brincando”.
Ele conta que também assistiu ao primeiro jogo da seleção no clube, já no segundo preferiu ficar em casa. Para o próximo, se tiver a transmissão por lá, sua presença – e da família – é garantida. Ele confidencia que chutou em um resultado de 1×0 para o time brasileiro, pois sentiu que os jogadores – reservas – não estavam entrosados. Para o confronto contra a Coreia do Sul, Marcleidsom acha que vai ser apertado, chutando um placar de 1×0 ou, no máximo, dois gols para o Brasil.
Ramon de Sousa Costa, gerente do clube, destacou que a associação já é voltada para o esporte, como seu próprio nome já diz. Nesse contexto, a administração da AABB organizou três ambientes de transmissão dos jogos: um salão de eventos, outra do lado de fora deste e a terceira ao lado da sauna. “A nossa intenção é dar ênfase ao esporte, e a Copa é o evento máximo do mundo, então a gente não poderia deixar passar em branco”, pontua.
Caso o Brasil chegue na final, que acontece no próximo dia 18, domingo, às 12h, a intenção do clube é de realizar uma programação maior e mais divertida para seus associados.
Do outro lado da cidade, no Bairro Novo Horizonte, um grupo animado de amigos se reuniu para confraternizar e sofrer pelo time brasileiro. Com direito a bolo temático, balões com a bandeira do país e uniformizados, a turma se dividiu em três ambientes da residência: a sala com o bate papo animado das mulheres; a área de lazer com os homens apreensivos com o jogo e o andar de cima, com as crianças fazendo o que mais gostam: brincando.
O anfitrião, André Luiz Lombardi, odontólogo, explicou para o CORREIO que aquele encontro já é rotina: “Essa aglomeração se dá em todas as Copas do Mundo, a gente se reúne com os amigos nessa confraternização. Eu falo que Copa é o maior evento do mundo, a gente se junta, divide as coisas e cada um faz algo em sua casa e isso se torna uma coisa divina entre todo mundo”.
Um banner estendido ao lado da televisão é o responsável por registrar os palpites do bolão – nenhum deles acertou – e surpreendentemente quem levou a melhor nos jogos anteriores foram as crianças, que cravaram o 2×0 do Brasil sobre a Sérvia e o 1×0 contra a Suíça.
A expectativa de André para o próximo jogo (na segunda-feira, 5) é que o Brasil ganhe de goleada da Coreia do Sul, marcando quatro gols. E o odontólogo vai além, ele aposta que nas quartas de final a “Seleção Canarinho” irá enfrentar a Argentina e que a final será contra a Inglaterra, em um jogo apertado, com o Brasil vencendo por 1×0.
O próximo jogo do Brasil é na segunda, 5, às 16h. A seleção irá enfrentar a Coreia do Sul, que venceu Portugal nesta sexta e se classificou em segundo lugar no grupo H. Brasil foi o primeiro do grupo G. (Luciana Araújo)