Correio de Carajás

Brasil tem média de quase 48 mil novos casos de Covid por dia

Foto: Reuters
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Mesmo sem os dados de São Paulo e Goiás, o Brasil registrou a maior média móvel de casos confirmados de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, desde o início da pandemia: foram 47.909 diagnósticos diários, em média, nos últimos 7 dias, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde consolidados pelo consórcio de veículos de imprensa até as 20h deste domingo (20).

No sábado (19), o país havia alcançado a média móvel de 47.439 casos da doença.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.237.350 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 24.680 desses confirmados no último dia. A média móvel variou +15% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Leia mais:

O país registrou 408 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 186.773 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 765. A variação foi de +27% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

O DF e 15 estados apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, RJ, MS, MT, AM, PA, RO, AL, PB, RN e SE.

Os dados do consórcio deste domingo não contemplam o número de mortes e os casos de Covid-19 registrados nas últimas 24 horas nos estados de São Paulo e em Goiás.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de SP, as informações não foram divulgadas pelo governo paulista, devido a uma nova falha em sistema do Ministério da Saúde em que os municípios inserem as informações

Na última quarta-feira (16), a gestão estadual também não divulgou as informações sob a mesma justificativa. O Ministério da Saúde, no entanto, negou na ocasião que houvesse problema no sistema.

Já a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informou que busca automaticamente por novos dados relacionados à Covid-19 por meio de um serviço web (API) disponibilizado pelo DATASUS, e “que quando não há retorno de novos dados, o painel da Secretaria não é atualizado”.

“Esse processo ocorre de forma automática, portanto quando novos dados forem recebidos o painel será atualizado automaticamente. O fato do painel não ter sido atualizado não significa que não houve novos dados nas últimas 24 horas, mas que pode ter ocorrido algum problema com este serviço disponibilizado pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Brasil, 20 de dezembro

  • Total de mortes: 186.773
  • Registro de mortes em 24 horas: 408
  • Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 765 (variação em 14 dias: +27%)
  • Total de casos confirmados: 7.237.350
  • Registro de casos confirmados em 24 horas: 24.680
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 47.909 por dia (variação em 14 dias: +15%)

(Antes do balanço das 20h, o consórcio divulgou um boletim parcial às 13h, com 186.367 mortes e 7.212.853 casos confirmados.)

Estados

  • Subindo (15 estados): PR, RS, SC, ES, MG, RJ, MS, MT, AM, PA, RO, AL, PB, RN e SE
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (7 estados + DF): DF, AC, AP, RR, BA, CE, PE e MA
  • Em queda (2 estados): TO e PI
  • Não informou (2 estados): SP e GO

Essa comparação leva em conta a média de mortes nos últimos 7 dias até a publicação deste balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número médio de óbitos pode levar a grandes variações percentuais. Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Estados com número de mortes por Covid-19 em alta — Foto: Arte/G1
Estados com número de mortes por Covid-19 em alta — Foto: Arte/G1
Estados com número de mortes por Covid-19 em estabilidade  — Foto: Arte/G1
Estados com número de mortes por Covid-19 em estabilidade — Foto: Arte/G1
Estados com número de mortes em queda — Foto: Arte/G1
Estados com número de mortes em queda — Foto: Arte/G1

Consórcio de veículos de imprensa

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal 

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

O prefeito Jones William da Silva Galvão recebeu homenagens no quarto ano de sua morte, ocorrida no dia 25 de…
Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Pela segunda vez em poucos dias, o Ministério da Economia pediu a suspensão de um site falso registrado no exterior que rouba…
Contrata Marabá: Vagas de emprego disponíveis no Sine nesta terça (27)

Contrata Marabá: Vagas de emprego disponíveis no Sine nesta terça (27)

O Sine de Marabá está disponibilizando vagas para diversos setores. Quem estiver interessado é só comparecer ao escritório do órgão…
Aeroporto de Tucuruí vai retomar voos comerciais

Aeroporto de Tucuruí vai retomar voos comerciais

Com aporte financeiro de quase R$ 800 mil da Eletronorte, a Prefeitura Municipal concluirá as obras de revitalização do Aeroporto…
Marabá registra 277 animais em situação de maus-tratos em 10 meses

Marabá registra 277 animais em situação de maus-tratos em 10 meses

Desde o lançamento do Programa Linha Verde em Marabá, ocorrido no mês de setembro de 2020, o serviço já recebeu…
Butantan libera 1,5 milhão de doses da Coronavac ao PNI

Butantan libera 1,5 milhão de doses da Coronavac ao PNI

O Instituto Butantan entregou na manhã desta segunda-feira (26) mais 1,5 milhão de doses da vacina contra o SARS-CoV-2 ao…