Logo no início da manhã desta segunda-feira (06), um avião dos Emirados Árabes chegou a Brasília trazendo a doação de 10 toneladas de material de saúde para ajudar no combate ao coronavírus.
“São 10 toneladas de material como luvas, equipamentos de proteção coletiva, equipamento de proteção individual, kits de testagem rápida que serão distribuídas logisticamente pelo Ministério da Defesa. A destinação será dada pelo Ministério da Saúde”, explicou Marcos Degaut, secretário de produtos de defesa, do Ministério da Defesa.
Segundo ele, a doação representa a cooperação entre os países. “Trata-se, sem a menor sombra de dúvidas, do mais perfeito gesto de consideração e cooperação que regem a relação entre esses dois países”, ressaltou.
Leia mais:As ações do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa, junto aos Emirados Árabes permitiram o recebimento do material. “Um ato dessa natureza, dessa magnitude reforça e dá sentido aquilo que realmente entendemos por cooperação, por diplomacia de defesa”, disse o secretário.
Operação Covid-19
A ação faz parte da Operação Covid-19, do Ministério da Defesa, que em três meses, fez o transporte de 16 mil toneladas e equipamentos e pessoal para ajudar no combate ao coronavírus. A Força Aérea Brasileira (FAB), transportou 350 toneladas de material o que totalizou 1.038 horas de voo, o suficiente para dar 11 voltas no planeta.
Marinha, Exército e Aeronáutica empregaram diariamente até 34 mil militares na ação. Entre as ações, no período, estão a descontaminação de 2.652 mil espaços públicos, distribuição de 572.220 kits de alimentos e produção de 263.627 máscaras cirúrgicas e 20.315 litros de álcool gel. (Fonte:Gov.br)