A pista no sentido de saída da Nova Marabá, no trecho duplicado da BR-230 já foi totalmente liberada, após passar por reparos ao longo da manhã. O asfalto havia apresentado afundamento nas últimas semanas, justamente no trecho sobre o túnel de pedestres recém construído. Por volta das 16 horas, com o serviço de recomposição e asfalto concluído, os operários passaram a fazer o mesmo em meia pista do lado contrário. Ali, no entanto, não foi necessário o bloqueio total da pista, apenas parcial.
Embora seja uma rodovia federal, é a Secretaria de Viação e Obras Públicas do Município que está realizando o trabalho.
O Correio de Carajás conversou com o engenheiro responsável pela obra (que não aceitou gravar entrevista) e, segundo ele, o rebaixamento foi causado pela umidade que subiu devido à capilaridade do trecho. O mesmo fenômeno ocorre em outro ponto da via — mas, por lá, não haverá reparo. Ele também afirmou, na ocasião, que a obra seria concluída ainda hoje.
Leia mais:O profissional explicou que todo o material saturado — ou seja, o barro — foi retirado, e pedras usadas para preencher o buraco. Com o uso do novo elemento, foi possível realizar o serviço com mais agilidade, já que não foi necessário compactar, é o que ele afirmou. Além disso, foi realizado um envelopamento com concreto.
Conforme o engenheiro, o afundamento não tem relação com a construção do túnel de pedestres entre as Folhas 32 e 33. Ele afirma que, antes da passagem ser construída, o lençol freático já passava por aquele trecho, mas agora ele está subindo.
Apesar da garantia de que o túnel não tem influência no afundamento, a explicação sobre o lençol freático revela que a construção da passagem impactou na dinâmica do fluxo de água que passa por aquele local. Se a locação das pedras será a resolução definitiva do problema, o marabaense vai ter que esperar para ver.
(Luciana Araújo)