Abandonados há mais de três anos, boxes foram destruídos pela Prefeitura Municipal na noite de ontem, domingo (23), na Praça Duque de Caxias. Anteriormente utilizados por ambulantes, agora deverão dar espaço para outras estruturas. Segundo Túlio Rosemiro Pereira, coordenador do Departamento de Postura do município, apenas seis foram mantidos.
“Vão ficar as seis onde pessoas estavam trabalhando. Acredito que as mudanças irão dar mais vida para a praça e todos os quiosques que estiverem malcuidados, com danos, nós vamos demolir, todos”, disse.
Recentemente, a Prefeitura Municipal divulgou que a praça, há 10 anos abandonada, vai passar por amplo serviço de reforma em toda a extensão. Uma das preocupações, inclusive, é retirar os ambulantes que a ocupam de forma desordenada e sem licença.
Leia mais:Bastante frequentada em outros tempos, a movimentação da praça diminuiu consideravelmente nos últimos anos, mas ainda é ponto de descanso, conversas e brincadeiras de crianças, principalmente em horário comercial, devido à localização dela.
A reforma está sendo dividida em duas etapas, a primeira concentrada na praça de alimentação ao Palacete Augusto Dias. Segundo divulgado pela assessoria de comunicação, o piso da praça deverá ser todo refeito, o coreto receberá pintura nova e a cobertura será trocada, assim como as janelas, porém, mantendo o estilo original.
Além disso, terá maior segurança interna atendendo necessidade dos artesãos que utilizam o espaço para comercialização de seus produtos. Já a área da lâmina d’água será transformada em um jardim, sendo mantida a ponte em madeira. Estão previstas novas rampas de acesso em toda a extensão da praça.
Já na segunda etapa, os serviços se concentram da praça de alimentação até o limite final do espaço. O parquinho deverá receber brinquedos novos e será instalada uma academia ao ar livre. (Luciana Marschall – com informações de Josseli Carvalho e Ascom PMM)