Correio de Carajás

Boxe e mais dois esportes estão fora das Olimpíadas de 2028

Comitê Olímpico Internacional (COI) cobra transparência de federações

Brasileiros foram bem demais em Tókio 2020/Foto: Jeske Miriam/COB

Após reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Pequim, nesta quinta-feira (3), foi formalizado através do programa esportivo inicial das Olimpíadas de Los Angeles 2028 que boxe, levantamento de peso e pentatlo moderno estão, por enquanto, fora dos Jogos olímpicos. As federações responsáveis  ainda podem reverter o quadro caso cumpram exigências do COI até 2023.

A AIBA (Boxe) precisará mostrar transparência nos processos de liderança e finanças, além de integridade de julgamentos das lutas. Já a IWF (levantamento de peso) também necessita melhorar sua governança e provar uma mudança radical de cultura em relação ao doping. A UIPM (pentatlo) precisa tornar o pentatlo mais atraente, seguro, acessível e com custo reduzido.

O hipismo é outro que pode não participar. Em Paris 2024 haverão mudanças no formato e e mesmo sem testá-lo o COI fez exigências por mais alterações. Já o skate, surfe e escalada estão confirmados no programa inicial para Los Angeles 2028, graças a popularidade que conquistaram em Tóquio 2020.

Leia mais:

“Os Jogos de LA28 sempre foram sobre trazer mais frescor, juventude, energia e criatividade para os movimentos olímpico e paraolímpico. Los Angeles é um lugar como nenhum outro e será incrível receber surfe, skate e escalada como esportes icônicos da Costa Oeste e queridinhos dos fãs”, disse o diretor Cassey Wasserman.

Confira os outros esportes confirmados na lista inicial de Los Angeles: atletismo, badminton, basquete, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, golfe, handebol, hipismo, hóquei, judô, luta olímpica, natação, remo, rugby sevens, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei. (DOL)