Correio de Carajás

Boteco de Belém é eleito o melhor do Brasil em concurso nacional

Primeiro lugar do Comida di Buteco 2025 ficou com o Confraria do Fraga, que apresentou um bolinho de carne de sol suína com baião de dois, jambu e queijo coalho

Petisco do Confraria do Fraga para o Comida di Buteco 2025 leva carne de sol suína e jambu • Divulgação

O melhor boteco do Brasil é o Confraria do Fraga, localizado em Belém do Pará. O endereço ficou em primeiro lugar na final nacional do concurso Comida di Buteco 2025. A premiação ainda coroou o Bar do Durante, em Jaguariúna (SP), e o Nunes Bar, de Ipatinga (MG), em segundo e terceiro lugar respectivamente.

Os resultados foram divulgados em cerimônia em São Paulo na noite de terça-feira (1º). A edição nacional contou com 27 botecos, cada um representando um circuito ao redor do país.

Neste ano, mais de mil botecos participaram do concurso, cuja primeira fase elegeu vencedores locais, que então passaram a concorrer ao título de melhor boteco do país.

Leia mais:

Petiscos vencedores
O petisco apresentado pelo Confraria do Fraga é uma homenagem à comida dos cangaceiros do sertão. Trata-se do “Capitão do Sertão de Virgulino Lampião e Maria Bonita”, um bolinho de carne de sol suína com baião de dois, jabá, jambu, queijo coalho e cheiro verde, empanado no cuscuz de chicória.

Já o Bar do Durante, em Jaguariúna, na região paulista de Campinas, conquistou o segundo lugar e apresentou o “Joelhinho à Pururuca”, joelho de porco defumado à pururuca com mandioca cozida e manteiga de garrafa.

O pódio ficou completo com o Nunes Bar, de Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, que apresentou neste ano o prato “A vaca foi pro brejo”. A criação é uma costela de boi recheada, casqueirada na brasa com mandioca cremosa na manteiga, acompanhada de vinagrete de abacaxi e farofa de alho com bacon.

Como funciona o concurso
O Comida di Buteco nasceu em 2000 em Belo Horizonte com o objetivo de “resgatar os botecos familiares”.

Desde 2016 é realizado em duas etapas. Na primeira fase, o público e os jurados elegem o melhor boteco de cada circuito da competição – ambos têm 50% do peso total dos votos.

Depois de eleitos os vencedores, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito o melhor boteco do Brasil. Os requisitos levados em consideração são: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias levam 10% cada.

Segundo a organização, 20% da base de botecos participantes é renovada a cada edição. Mais de 10 mil botecos já participaram do concurso ao longo de 25 anos.

(Fonte: CNN Brasil)