Correio de Carajás

Bombeiros civis resgatam cavalo de fossa e retiram enxames de residências

A semana é considerada de ação para o grupo de bombeiros civis da cidade de Jacundá, que resgataram um animal de grande porte e retiraram três colmeias em residências do centro urbano.

A ação de salvamento e captura das abelhas ocorreu na área urbana de Jacundá. Um dos casos, na tarde dessa terça-feira (12), por volta de 16h, a central de atendimento da corporação recebeu o chamado de um morador residente às margens da rodovia estadual PA-150 sobre a existência de um enxame. As abelhas estavam instaladas embaixo de uma calçada. E foram removidas do local com segurança.

Segundo o comandante BC Ferreirinha, a unidade dos bombeiros realizou o atendimento de outros dois casos semelhantes somente nesta semana. Foram registrados casos de moradores picados pelas abelhas, mas sem gravidade.

Leia mais:

“Nessa situação nós isolamos a área, e realizamos a captura. No dia seguinte, procedemos com a retirada do enxame, que é encaminhado à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, responsável pela soltura no habitat natural”, disse Ferreirinha.

Enquanto realizavam a captura de um dos enxames, a equipe recebeu novo chamado. Desta vez relacionado a um cavalo que caiu dentro de uma fossa asséptica aberta. “Imediatamente, os bombeiros foram ao local e com a ajuda do maquinário da Prefeitura Municipal, imediatamente atendendo a solicitação dos bombeiros civis, com a ajuda do vereador Ailton Lima, toda a operação de resgate foi executada com sucesso”. O animal de grande porte não sofreu ferimentos e saiu andando pelas ruas do Bairro Novo Horizonte.

Participaram da ação, além de funcionários da Prefeitura e moradores, a equipe do BC Ribeiro, Rodrigo e Oliveira. (Antonio Barroso)