Em uma live no Instagram, Jair Bolsonaro erra ao referir o estado do Tocantins como pertencente à região centro-oeste. O atual presidente do Brasil também erra o nome do candidato a governador Ronaldo Dimas Nogueira e erra pela terceira vez ao afirmar que não há candidatos a senadores pelo estado.
Conteúdo investigado: Falas de Jair Bolsonaro em uma live sobre eleições.
Onde foi publicado: Live do Instagram em 21 de setembro de 2022
Leia mais:Conclusão do Correio Apura: É falso que o estado do Tocantins fica na região Centro-Oeste, como afirma Jair Bolsonaro. O estado, na verdade, pertence à região Norte do Brasil.
É falso também que o candidato a governador do estado é Dimas Freire. O candidato se chama Ronaldo Dimas Nogueira Pereira.
É falso que não haja candidatos a senadores no estado. Concorrem ao cargo federal Andrea Schmidt, Ataíde de Oliveira, Carlos Amastha, Katia, Lazara Marley, Lúcia Viana, Marcelo Cláudio, Pastor Claudemir Lopes, Professora Dorinha e Vilela do PT.
Alcance da publicação: 992.039 visualizações, 238.204 curtidas e 10.400 comentários.
O que diz o autor da publicação: Não havia respondido ainda.
Como verificamos: A equipe acessou o Educa IBGE, para ter acesso a todas as regiões do Brasil e seus respectivos estados. Lá, confirmou-se a localização do estado do Tocantins, como sendo pertencente à Região Norte, e não Centro-Oeste como diz o autor da publicação.
A equipe também pesquisou pelo suposto candidato “Dimas Freire”, citado por Jair Bolsonaro, no entanto, não encontrou nenhum concorrente à vaga de governador de Tocantins com este nome. O candidato se chama, na verdade, Ronaldo Dimas Nogueira Pereira, assim como diz sua bibliografia presente no site da Fundação Getúlio Vargas
Os candidatos a senadores do Tocantins também foram apurados. Foi possível encontrar a candidatura e o nome de cada um através do site do Senado Oficial, em uma plataforma de candidaturas.
Por que investigamos: O CorreioApura checa conteúdos suspeitos de desinformação no âmbito das Eleições Estaduais no Tocantins e no Maranhão e que têm viralizado nas redes sociais. Envie conteúdo suspeito para o nosso WhatsApp (94) 992124484.