Correio de Carajás

Bola de Ouro: veja os jogadores do Brasileirão que disputam prêmio

Seis atletas do Campeonato Brasileiro já estiveram entre os indicados; Fluminense e Vasco contam com dois representantes, Flamengo e Grêmio têm um cada

Troféu da Bola de Ouro — Foto: FRANCK FIFE / AFP

Desde 2012, com a indicação de Neymar, o Brasileirão não conta com representantes na Bola de Ouro. Seis atletas que já concorreram ao prêmio de melhor do mundo atuam hoje no futebol brasileiro.

O vencedor de 2024 será anunciado em cerimônia no dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris. O ‘Ballon D’Or’ é organizado pela revista France Football. Neymar foi o último jogador que atuava no futebol brasileiro a ser indicado ao prêmio, em 2012.

Cinco jogadores que atuam hoje no Brasileirão já estiveram na lista de indicados da Bola de Ouro. Fluminense e Vasco contam com dois representantes cada um, e o Grêmio também tem um jogador.

Leia mais:

Coutinho – Vasco da Gama

 

Jogador do Vasco em 2024, Philippe Coutinho esteve entre os indicados da Bola de Ouro em 2017, quando defendia o Liverpool. Apesar da equipe inglesa não conquistar títulos na temporada 2016/17, o brasileiro foi destaque no meio de campo do time treinado por Jurgen Klopp.

Philippe Coutinho Liverpool Everton — Foto: Peter Byrne / AP
Philippe Coutinho Liverpool Everton — Foto: Peter Byrne / AP

Ao todo, Coutinho participou de 36 jogos naquela temporada pelo Liverpool. Foram 14 gols na conta do meia e 10 assistências. O brasileiro ficou com a 29º colocação na Bola de Ouro, empatado com o belga Dries Mertens, na época jogador do Napoli.

David Luiz – Flamengo

 

Titular da seleção brasileira em 2014, David Luiz era tido como um dos símbolos daquela geração. O atual zagueiro do Flamengo atuava pelo Chelsea quando foi indicado à Bola de Ouro e ficou na 21ª colocação.

David Luiz no Chelsea em 2014 — Foto: Adam Davy - PA Images via Getty Images
David Luiz no Chelsea em 2014 — Foto: Adam Davy – PA Images via Getty Images

Membro do time ideal da Bola de Ouro de 2014 com Thiago Silva, David parou na semifinal da Champions League de 2013/14 com o Chelsea e não levou títulos. Ele transferiu-se para o PSG ao final da temporada.

Diego Costa – Grêmio

 

Campeão espanhol, Diego Costa foi um dos destaques da Europa na temporada 2013/2014. No Atlético de Madrid, o atacante acabou vencedor de La Liga para superar o Barcelona de Messi e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo. O clube ficou com o vice-campeonato da Champions para o maior rival.

Diego Costa gol Atlético de Madrid contra Milan — Foto: AP
Diego Costa gol Atlético de Madrid contra Milan — Foto: AP

Foi uma verdadeira temporada de artilheiro para Diego Costa, hoje jogador do Grêmio. Pelo Atlético, o brasileiro naturalizado espanhol marcou 36 gols e obteve quatro assistências em 52 jogos. Ele foi eleito o 11º melhor jogador do mundo de 2014.

Marcelo – Fluminense

 

Lateral-esquerdo do Real Madrid por muitos anos, Marcelo participou de uma geração vitoriosa no clube espanhol. O atual jogador do Fluminense foi indicado à Bola de Ouro nas edições de 2017 e 2018 e esteve no time ideal em 2015.

Marcelo comemora gol do Real Madrid sobre o Bayern na Champions League 2017/2018 — Foto: TF-Images/Getty Images
Marcelo comemora gol do Real Madrid sobre o Bayern na Champions League 2017/2018 — Foto: TF-Images/Getty Images

Marcelo foi o 16º em 2017. No ano seguinte, o lateral ficou com a 22ª colocação, empatado com Sadio Mané (Liverpool) e Edinson Cavani (PSG).O brasileiro foi campeão da Champions League pelo Real Madrid nos dois anos em que foi indicado ao prêmio.

Payet – Vasco da Gama

 

Dimitri Payet, do Vasco, também já esteve entre os indicados à Bola de Ouro. Em 2016, o francês defendia o West Ham, da Inglaterra, quando entrou na lista dos melhores jogadores do mundo. Payet foi vice-campeão da Eurocopa daquele ano com a França.

Payet em campo pelo West Ham em 2016 — Foto: Clive Rose/Getty Images
Payet em campo pelo West Ham em 2016 — Foto: Clive Rose/Getty Images

Na Bola de Ouro, Payet acabou na 17ª colocação, empatado com Luka Modric e Toni Kroos, que formaram uma dupla histórica no Real Madrid. O meia atingiu a marca de três gols e duas assistências na campanha da França e foi um dos grandes destaques da Euro 2016.

Thiago Silva – Fluminense

 

Zagueiro do Brasil em três edições da Copa do Mundo, Thiago Silva também esteve entre os indicados da Bola de Ouro. Em 2013, o atual jogador do Fluminense defendia o Paris Saint-Germain, da França, quando figurou na seleta lista. No ano, Thiago entrou no time ideal da Bola de Ouro, feito que repetiu em 2014 e 2015.

Thiago Silva em 2013 pelo PSG — Foto: John Berry/Getty Images
Thiago Silva em 2013 pelo PSG — Foto: John Berry/Getty Images

Na temporada, Thiago Silva venceu a Copa das Confederações com o Brasil e foi campeão francês com o PSG, iniciando a hegemonia do clube no país. O título da Ligue 1 foi o primeiro da equipe parisiense em 19 anos.

(Fonte:G1)