A organização dos blocos carnavalescos Tribal e Xambira começaram nesta sexta-feira (4) a reembolsar os foliões que compraram abadás para participar do carnaval de rua de Tucuruí. Os crescentes números de novos casos de covid-19 causaram o cancelamento da festa.
Os blocos estavam previstos para sair às ruas das cidades no final deste mês com nomes como É o Tchan do Brasil, Mariana Fagundes e Parangolé, além de bandas regionais e locais. Sobre o cancelamento da festa, os organizadores dos blocos emitiram a seguinte nota: “Em atenção à situação sanitária do município e atendendo a recomendação dos órgãos fiscalizadores, tendo como prioridade a saúde do município optamos pelo cancelamento do carnaval 2022 dos blocos Xambira e Tribal”, diz a nota enviada aos órgãos de comunicação.
Os organizadores começaram nesta sexta-feira a devolução do pagamento referente à compra dos abadás, nas sedes dos blocos.
Leia mais:Carnaval adiado
A Prefeitura de Tucuruí também havia cancelado o carnaval tradicional e adiado a programação carnavalesca oficial que estava programada para os dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março. Com o adiamento, uma nova data será definida e a previsão é que a festa aconteça no mês de julho. “A Prefeitura estará realizando em julho o desfile das escolas de samba, Carnaré (micareta dos blocos de Tucuruí) e o veraneio, com a estrutura para 5 praias. Com todo esse investimento, Tucuruí se tornará o maior ponto turístico do Estado do Pará, atraindo turistas e gerando emprego e renda para a nossa cidade”.
Casos de covid-19
Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Tucuruí, por meio da Secretaria de Saúde, nos últimos 30 dias ouve o registro de 521 casos positivos para o novo coronavírus e 10 pessoas morreram em consequência da doença.
A Reportagem teve como base a emissão do primeiro boletim de janeiro, publicado no dia 3, e comparou com o último boletim divulgada nesta quinta-feira (3). E os números da covid-19 continuam altos no município de Tucuruí.
Nos primeiros 30 dias de 2022, o município de Tucuruí registrou 10 óbitos e 521 casos positivos. E a variante ômicron já chegou à Cidade Luz. Dois casos foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa). (Antônio Barroso com informações do Portal Cidade Tucuruí)