📅 Publicado em 02/02/2026 15h48
Na manhã do último domingo (1º de fevereiro), fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), junto com a Guarda Municipal, fizeram um arrastão nas duas maiores feiras de Marabá e apreenderam 148 quilos de peixes proibidos de pesca e comercialização no período do Defeso da Piracema (quando os peixes estão se reproduzindo nos rios), que iniciou em novembro e encerra no final deste mês de fevereiro.
Tucunaré, curimatá, pacu, piau, entre outras espécies foram apreendidas. A maior parte – cinco caixas – ocorreu na Feira da Laranjeiras, onde a Reportagem do CORREIO acompanhou o trabalho da equipe. Alguns vendedores, quando perceberam a presença da equipe da SEMMA e Guarda Municipal, esconderam o que tinham de irregular, mas mesmo assim, a maioria foi encontrada.
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) divulgou nesta segunda-feira (02) o balanço das ações ostensivas e preventivas realizadas entre os dias 30 de janeiro e 1º de fevereiro. Entre os principais resultados estão a apreensão de materiais proibidos para a prática de pipas, além de intervenções relacionadas a danos ao patrimônio público e crimes ambientais.
Leia mais:Como o produto estava próprio para consumo, o material foi destinado a organizações sociais do município, transformando a infração ambiental em apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.
CEROL APREENDIDO
Durante as fiscalizações, cerca de 20 mil metros de linhas cortantes de pipa foram apreendidos. Em cumprimento à Lei Municipal nº 17.942/2019 e à Lei Estadual nº 9.597/2022, a GMM intensificou o combate ao uso de cerol e linha chilena em áreas urbanas. Segundo o comando da corporação, o material possui alto poder de corte e representa um perigo invisível, especialmente para motociclistas e pedestres. Todo o volume recolhido será destruído.

Ocorrência no Zinho Oliveira
Na madrugada de sexta-feira (30), por volta das 3h, uma guarnição da Guarda Municipal foi acionada para atender uma ocorrência de colisão no Estádio Zinho Oliveira. Um veículo havia se chocado contra o portão do estádio e o condutor tentou fugir do local. Após a interceptação, foi constatado que o motorista era menor de idade. O proprietário do veículo não foi localizado e o adolescente foi encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
