📅 Publicado em 28/11/2025 17h50
Neste 28 de novembro, a população marabaense foi às ruas para aproveitar os descontos e as condições especiais oferecidas pelo comércio local. A data marca oficialmente a Black Friday não só em Marabá, mas em todo o país e o Correio de Carajás lançou, ao longo da semana, uma série de reportagens que preparou o público para uma das datas mais importantes para o comércio. Nesta matéria, o foco foi acompanhar os consumidores que economizaram e se organizaram para aproveitar o melhor que o mercado local oferece.
Na Avenida Antônio Maia, principal corredor comercial da Marabá Pioneira, o clima de compras é perceptível logo na entrada do núcleo. Ao cruzar o Bambuzal, já é possível ouvir músicas vindas das lojas – algumas até com apresentações ao vivo de cantores tentando atrair o máximo de clientes possível – além das tradicionais faixas, balões e papéis picados espalhados pelas calçadas. As cores preta e amarela dominam a paisagem, preenchendo as ruas e chamando a atenção de quem passa.
Gustavo Monteiro, gerente de uma loja de eletrodomésticos, conta que logo nas primeiras horas do dia já havia fila na porta. Ele afirma que o estabelecimento criou promoções exclusivas, nunca vistas antes, destacando a relevância da Black Friday para o setor. “A gente aquece o comércio e a economia da cidade. Não só nós aqui da loja, mas também os nossos concorrentes, que ajudam a movimentar todo o mercado”, afirma.
Leia mais:
A dona de casa Sônia Maria contou que esperou 30 anos para realmente aproveitar uma Black Friday. Segundo ela, nunca tinha tido a chance de visitar as vitrines principais ou aproveitar tantas ofertas. A espera valeu a pena: ela saiu de uma loja de eletrodomésticos com a casa praticamente renovada com geladeira, mesa de jantar e um fogão com compartimento embutido para panelas e utensílios. “A Black Friday é uma ótima oportunidade. A gente economiza e compra o que precisa por um preço bem bacana”, comemora.

No mesmo ritmo, a aposentada Elza Rodrigues, com o braço cheio de sacolas, contou que economizou durante três meses para aproveitar a data. “Diminui muito o preço das coisas, né? Por isso que no ano passado eu vim, e hoje eu voltei de novo. Ainda vou passar em mais lojas, sim. Vou dar mais uma volta para ver o que encontro. A sexta-feira está muito boa pra mim”.
Os supermercados também ficaram movimentados nesta sexta-feira. O setor, um dos mais lucrativos do comércio marabaense, preparou campanhas e atrações que devem continuar ao longo do fim de semana. Quem aproveitou bem os preços foi Erivaldo Pereira, agente de portaria. Ele encheu o carrinho e ainda fez compras para um amigo. “A Black Friday representa muito, não só pra mim, mas para toda a população de Marabá. Todo ano ela melhora, vem com preços maravilhosos. A gente consegue comprar mais coisas. É muito bom, muito gratificante”, conta.

Perguntada sobre o significado da Black Friday, a pedagoga Maria Antônia, como consumidora, respondeu: “Ah, é economia, né? A gente está sempre em busca de economia. Eu me preparo durante o ano todo, já prevendo a Black Friday, porque nessa época a gente encontra preços menores”. Ela contou que já tinha passado por várias lojas e conseguiu economizar bastante. “Em quase todas as lojas a gente está encontrando descontos muito bons. Dá pra economizar bastante”, afirma.

A movimentação intensa nas ruas e lojas de Marabá confirma: a Black Friday já faz parte do calendário econômico da cidade e segue estimulando consumidores e comerciantes, movimentando o mercado e renovando a expectativa de boas vendas para o fim de ano.
