📅 Publicado em 10/12/2025 16h09
A sociedade marabaense está convidada a mergulhar no universo artístico de Bino Sousa a partir de quinta-feira (11), a partir das 19h, com a abertura da mostra “Rios que rezam em mim”, na Galeria de Arte Vitória Barros, localizada na Avenida Itacaiunas, 1519, bairro Novo Horizonte.
A exposição, banhada pelas cores que avivam a cidade, representa um mergulho na vida recente de Bino. Como ele mesmo diz, é como uma “biografia do artista”, que não usa letras e palavras para cativar o público. Nas telas do filho adotivo de Marabá, o visitante encontra o entrelaçamento da espiritualidade com a vivência regional do pintor, marcada por rios, sonhos e memórias afetivas.
As peças exploram grafismos indígenas e marajoaras, símbolos particulares da identidade local, que pintam um retrato íntimo e coletivo de Marabá e da alma do povo que nela mora.
Leia mais:A exposição traz mais de 20 obras, a maioria inéditas, distribuídas em uma narrativa que começa com imagens da natureza e, seguindo para salas internas, evolui para representações de arte sacra, sempre com o rio como fio condutor. A paleta de cores, as texturas e o traço evocam memória, fé, pertencimento e a relação profunda do artista com a terra que o acolheu. Ele é natural do estado do Maranhão.

“Consegui fazer essa junção do espiritual com o regional. Linkei a paleta, a intencionalidade e a expressão que venho trazendo em todas as peças. É a minha forma de mostrar o que é nosso, de afirmar identidade, seja ela espiritual ou religiosa”, afirma o artista.
Quem visitar o mar de obras, vai poder conferir, além do valor artístico, um convite à reflexão que mescla as raízes de um homem com sua cultura e espiritualidade. A entrada é franca, e a sala onde a mostra será apresentada também é conhecida por ter abrigado a primeira exposição individual de Bino, o que dá à ocasião uma carga simbólica especial.
“Esse é um lugar muito querido para mim, sempre um prazer receber os visitantes aqui”, garante.
A exposição “Rios que rezam em mim” abre nesta quinta-feira, às 19h, na Galeria de Arte Vitória Barros e segue aberta ao público com entrada gratuita, convidando os visitantes a conhecer de perto uma fase marcada pela espiritualidade, pela identidade amazônica e pela relação profunda de Bino Sousa com Marabá.

