O bilionário japonês Yusaku Maezawa voltou a pôr os pés na Terra após 12 dias de viagem no espaço nesta segunda-feira. O magnata do mundo da moda havia decolado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 8, acompanhado do seu assistente Yozo Hirano e do cosmonauta russo Alexander Misurkin, no voo Soyuz MS-20, rumo à Estação Espacial Internacional. Ele aterrissou há cerca de 150 quilômetros da cidade de Dzhezkazgan, na região central do Cazaquistão.
Maezawa foi o primeiro turista espacial a visitar a Estação Espacial Internacional (ISS) em mais de uma década. A viagem foi feita pela empresa americana Space Adventures, que vende assentos nas naves Soyuz, da Agência Espacial Russa.
Considerado uma figura excêntrica no Japão, Maezawa entreteve seus seguidores nas redes sociais com publicações constantes da viagem. Entre as postagens do bilionário, estão fotos mostrando a vista do espaço de sua cidade natal de Chiba e vídeos mostrando como fazer chá em gravidade zero.
Leia mais:Fundador da rede varejista de roupas Zozo, ele foi o primeiro turista espacial do Japão. Em 2023, Maezawa, que tem 46 anos, pretende ir à Lua em uma nave da SpaceX, empresa do também bilionário Elon Musk, em uma viagem anunciada em 2018. A dupla busca outras oito pessoas que o irão acompanhar Maezawa na viagem. Os candidatos deverão passar em exames médicos e em entrevistas.
(Fonte: O Globo)