Correio de Carajás

Biblioteca Municipal prepara um mês especial para mulheres

A temática do Dia da Mulher será trabalhada com afinco pela biblioteca Orlando Lobo

O mês de março na Biblioteca Orlando Lima Lobo será recheado de eventos pautados na temática do Dia da Mulher, celebrado no próximo dia 8, sexta-feira. Roda de conversa, sarau, performance com exposição visual, lançamento de livros e bate-papo literário são alguns dos eventos da programação.

“A gente vai trabalhar contação de histórias, trabalho manual, tudo voltado para essa temática da mulher. Nós vamos ter também o “Sarau das Carolinas”, que é uma iniciativa ousada, que a biblioteca sempre abraça”, aprofunda Evilângela Lima, atual coordenadora da biblioteca.

Evilângela convida a comunidade marabaense para participar da programação de março da biblioteca

O sarau que ela cita acontece no dia 9, sábado, a partir das 18 horas, e é organizado pelo Coletivo Cultural Carolinas Leitoras. Além de homenagear o dia 8 de março, o evento também celebra os seis anos de existência do grupo.

Leia mais:

Esta é a primeira vez que o coletivo organiza um sarau aberto ao grande público. Na ocasião as “Carolinas” irão apresentar sobre a obra “Quarto de Despejo”, escrito por Carolina Maria de Jesus, na qual o nome do coletivo foi inspirado.

Nas atividades e dinâmicas realizadas pelas meninas no grupo, elas abordam temáticas que envolvem a luta social e política das mulheres, dentro e fora da literatura, tornando o ambiente aberto para discussões que permeiam as mais diversas esferas do universo feminino.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MÊS

Todos os eventos acontecem na Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, localizada na Rua Cinco de Abril, nº 662, na Marabá Pioneira.

– 08 de março, às 10 horas: “Histórias de Mulheres” – Narrativas que enaltecem a força e história de mulheres;

– 09 de março, às 18 horas: “Sarau Carolinas Leitoras” – Celebração dos seis anos de existência do Coletivo Cultural Carolinas Leitoras;

– 15 de março, às 19h30: Rose Pinheiro apresenta “Resistência”, performance com exposição visual;

– 16 de março, às 19 horas: Lançamento do livro do escritor Dírlen Loyolla, “O aço das sonoras cordas – Uma narrativa Haikai”;

22 de março, às 19 horas: Relançamento do livro do escritor Adão Almeida, “A madrasta”;

30 de março, 17 horas: Clube do Livro Conversa de Botões, mediado por Aline Pinheiro. Convidada: Edimara Santos. O evento será realizado através de uma “live” pelo Instagram da Secult.

A BIBLIOTECA

A Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo é aberta ao público de segunda à sexta-feira, das 8 da manhã às 18 horas. O local é um recanto propício para o estudo e recebe diariamente pessoas focadas em concursos e vestibulares.

Anualmente diversos eventos e projetos são realizados no local, como é o caso do “Desafio Literário”. Este ano cerca de 100 pessoas se inscreveram para participar e terão a missão de ler dez livros durante o ano de 2024.

Além disso, também é possível fazer um cadastro para pegar livros emprestados junto ao amplo acervo da instituição.

(Luciana Araújo)