📅 Publicado em 18/10/2025 19h04✏️ Atualizado em 18/10/2025 19h12
Para finalizar o sábado (18) de fé e devoção, a berlinda que carrega Nossa Senhora de Nazaré chegou à Marabá Pioneira no início da noite. Após uma breve romaria pelo bairro Cabelo Seco, Nazinha se encaminhou para a Praça Duque de Caxias, em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, onde acontece a missa da troca do manto.
Ao chegar à rampa da Colônia Z-30, a imagem foi recebida com aplausos e olhares ansiosos de quem espera o ano inteiro por um momento de intimidade com a mãe de Cristo. Lágrimas silenciosas acompanhavam as orações dos fiéis, que, transbordando de devoção, aguardavam ansiosos pelo fim do Círio fluvial. Atentos ao percurso que a berlinda realizou no Tocantins, os devotos permaneceram na orla da cidade aguardando a Rainha da Amazônia.

Na etapa noturna do sábado, sagrado para os católicos, a Santa Missa acontece em preparação à romaria de domingo (19), o grande Círio. Ao final do ato litúrgico, ocorre um dos momentos mais importantes da grande festa da fé: a troca do manto. Anualmente, o artesão Francisco Taveira é o responsável por criar, costurar e bordar a vestimenta de Nazinha. Para muitos fiéis, a indumentária representa o abraço zeloso e cuidadoso que só uma mãe pode oferecer ao filho.
Leia mais: