Correio de Carajás

Belém quer sediar final da Libertadores

FPF sonha em ver o Mangueirão sediando o jogo, mas a Conmebol não mudou de ideia ainda/Foto: Ag. Pará
Por: Chagas Filho

A capital paraense entrou oficialmente na disputa para sediar a final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo e Palmeiras. A Federação Paraense de Futebol (FPF), liderada pelo presidente Ricardo Gluck Paul, encaminhou um ofício à CBF manifestando o interesse em receber o evento em Belém, n o Estádio Mangueirão.

Mas, por outro lado, é bom que se diga que a Conmebol, que organiza a competição ainda não cogitou oficialmente a mudança da sede, que está mantida para o Estádio Monumental, em Lima, no Peru, no próximo dia 29. Ocorre que o País está em Situação de Emergência, decretada pelo governo. Por isso surgiram rumores que a sede da final poderia ser mudada.

O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que, a depender do interesse dos clubes finalistas, existe sim a possibilidade de o Brasil sediar a decisão. Mesmo sendo uma competição da Conmebol, a CBF pode intermediar as tratativas para viabilizar a realização em território nacional.

Leia mais:

“Mais uma vez, Belém se coloca no caminho dos grandes centros do futebol, mostrando força, estrutura e representatividade. A FPF segue firme no propósito de valorizar o futebol paraense e projetar o estado em nível continental”, diz a página oficial da FPF.

No ofício encaminhado à CBF ainda no dia 24, Ricardo Gluck Paul observa que a cidade de Belém está recebendo recursos da ordem de R$ 6 bilhões na estrutura da capital para receber a COP30, melhorando sua estrutura, inclusive na mobilidade.

Aliás, em relação à COP30, o presidente da CBF observa que a realização da final em Belém “é um recado claro e direto ao mundo de que o futebol não está indiferente ao debate sobre o maior desafio das novas gerações, as mudanças climáticas”.

Vale dizer que no início do ano, o Mangueirão sediou a partida entre Flamengo e Botafogo, válida pela Super Copa Brasil.