Correio de Carajás

Bebê morre após o parto no Materno Infantil de Marabá

O caso ocorre em um contexto já preocupante envolvendo o hospital
Por: Chagas Filho

Mais uma morte foi registrada no Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI). O caso se deu na manhã desta terça-feira (6). De acordo com a família, o óbito fetal foi constatado no momento em que a gestante Flávia Pereira da Costa deu à luz o bebê. Ela estava grávida da terceira gestação.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Direção do HMI confirmou que a vítima estava 39 semanas de idade gestacional. A mãe foi internada no hospital, na tarde de segunda-feira (5), para tratamento de uma infecção urinária. Durante a internação, por volta das 4 horas da madrugada de ontem, a paciente iniciou trabalho de parto, com contrações uterinas intensas e dilatação progressiva do colo uterino.

Conforme relato dos familiares à Imprensa, o bebê era de grande porte, o que exigiria atenção técnica rigorosa da equipe médica responsável pelo procedimento. A família também relatou preocupação com o atendimento prestado durante o procedimento de parto e levantou questionamentos sobre a assistência obstétrica oferecida no HMI.

Leia mais:

Segundo informação oficial, o bebê nasceu, de parto natural, às 7h05, necessitando de cuidados neonatais urgentes pela equipe de pediatria do hospital. Ele foi submetido a intubação orotraqueal, medicação e massagem para reanimação, mas apesar dos esforços de reanimação da equipe, não resistiu, sendo constatado o óbito às 7h36.

Mãe e acompanhante foram acolhidos e informados do ocorrido, bem como dos esforços para cuidados do bebê.

Por meio de nota oficial, a direção do HMI informou que está instaurando investigação para apurar a ocorrência.