Correio de Carajás

Batalhão Rural de Marabá realiza balanço de 7 meses de atuação

Instalada na Vila São José (Km 8), em Marabá, a sede do Batalhão Rural abrange as regiões sul e sudeste do Pará, com cobertura de 31 municípios

O Batalhão Rural de Marabá tem estreitado laços com a comunidade/ Fotos: Divulgação

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 1º de março, representantes do 1º Batalhão Rural da Polícia Militar do Pará, com sede em Marabá, fizeram balanço da atuação, que ajudaram a evitar crimes no campo.

Na oportunidade, o aspirante a oficial Melk Freitas Moraes apresentou as perspectivas e desafios do comando. Ele explicou que o Batalhão existe há sete meses no Pará. “Essa modalidade de policiamento não é recente no Brasil, existe há 20 anos em outros locais. O 1º batalhão foi implementado em Marabá e o segundo em Castanhal”, lembrou.

O aspirante salientou que a sede do Batalhão Rural está localizada na Transamazônica, no km 8, na Vila São José, provisoriamente. E que, possivelmente, no segundo semestre, estarão em uma nova casa.

Leia mais:

Ele disse ainda, que a Missão do 1º BPR é servir e proteger as pessoas e o patrimônio em áreas rurais do território paraense. Sobre o objetivo inicial, ele salientou que é realizar um cadastro de todas as propriedades da região, objetivando a criação de um banco de dados rico em informações úteis para a área de segurança pública.

Armas já foram apreendidas durante as ações da unidade policial

Melk Freitas revelou aos vereadores e pessoas da comunidade que assistiam à sessão, que realizam a patrulha rural georreferenciada, para facilitar a localização das áreas cadastradas de forma objetiva.

O Batalhão abrange as regiões sul e sudeste do Pará, com cobertura de 31 municípios. E as atividades desenvolvidas vão desde policiamento ostensivo preventivo e repressivo, visitas técnicas de segurança, reuniões comunitárias, criação de banco de dados, mapeamento da área de atuação, até a criação de grupo de WhatsApp para facilitar a chegada de informações de possíveis delitos.

Sobre as ocorrências mais comuns estão atuação em atentado contra carro forte, recuperação de veículos roubados, operação em reintegração de posse, apreensão de armas de fogo e munições e prisão por porte ilegal de arma. “Necessitamos apoio da comunidade e desta Casa para que cada vez mais possamos atender a população e a área que por tanto tempo ficou sem policiamento”, encerrou Melk.

O vereador Ilker Moraes destacou que o trabalho realizado pelo Batalhão Rural é muito importante e sugeriu que seja incrementada a patrulha Maria da Penha na referida equipe de policiamento no campo.

Coronel Araújo disse que esteve recentemente fazendo uma visita no batalhão da zona rural e ficou impressionado com o serviço bem feito e resultados exitosos. “Somos o 1º Batalhão Rural com um efetivo de 55 policiais. O segundo, em Castanhal, já nasce com um efetivo de 120 homens. O monitoramento e emplacamento das propriedades já traz uma maior segurança aos proprietários”.

Elza Miranda disse que ela e o vereador Raimundinho do Comércio têm uma boa parcela de participação na criação da patrulha rural, por meio de uma reunião com o Comando da Polícia Militar e falaram sobre os problemas de criminalidade na zona rural de Marabá e região. (Da Redação)