O 1º Batalhão de Polícia Rural da Polícia Militar do Pará completou um ano no último dia 1º de julho. Com base localizada na Vila São José, conhecida também como KM 8, em Marabá, a equipe já realizou mais de 900 emplacamentos e cadastramentos das propriedades rurais da região.
Com a missão de garantir a segurança da população da zona rural de Marabá e da região sul e sudeste do Estado – a atuação vai de Rondon do Pará até São Félix do Xingu – os militares vem atuando de forma ostensiva realizando um levantamento de dados e evitando, também, conflitos e crimes agrários.
“A gente vem fazendo rondas nas vicinais, fazendo abordagens e dando apoio às instituições que nos procuram, como o Batalhão de Missões Especiais e a Delegacia de Conflitos Agrários (Polícia Civil), para cumprimento de reintegração de posse e outras situações. Apesar do pouco tempo de atividade que temos, estamos conseguindo desenvolver um bom trabalho e agradando a comunidade rural”, disse o coronel Oeiras.
Leia mais:Além do monitoramento, o batalhão age na garantia da proteção das propriedades rurais, combatendo drogas, armas de fogo e outras práticas ilícitas.
Oeiras ressalta que o trabalho realizado pelos Postos Policiais Destacados (PPD) é de suma importância para que a atuação em pontos mais distantes seja feita de forma efetiva.
“O Batalhão atua também dando apoio aos PPDs sempre que há necessidade de mais uma guarnição para ir ao local e reforçar os pelotões”, explica, admitindo que o trabalho na zona rural é muito parecido com o da zona urbana, onde são feitas abordagens, atendimento de ocorrências e apreensões.
Com uma tropa especializada, o Batalhão Rural é subordinado ao Comando de Policiamento Especializado, que fica em Belém. Oeiras afirma que o efetivo que está atuando na zona rural é muito dinâmico e não mede esforços para atender as ocorrências. “Geralmente são distâncias longas que precisamos percorrer, e quase sempre nossas ações duram dois, três dias”.
O Batalhão Rural de Marabá é o primeiro do Pará e é uma das estratégias adotadas pelo Governo do Estado para intensificar a segurança no campo, especialmente em áreas de difícil acesso e distantes da sede municipal.
Para entrar em contato com o Batalhão Rural, basta acionar o número de telefone (94) 98427-7404, que atende 24 horas. Segundo o coronel, qualquer pessoa que tenha dúvidas, sugestões ou denúncias pode entrar em contato imediatamente que a equipe está pronta para dar total suporte. (Ana Mangas e Josseli Carvalho)