Correio de Carajás

Basta ao Feminicídio: Marcha acontece nesta manhã na Nova Marabá

Uma das mais importantes ações da programação pública de comemoração do Dia Internacional da Mulher em Marabá acontece já nesta véspera, dia 7, pelas ruas da Nova Marabá. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, com apoio da Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários, promove a Marcha das Mulheres. A ação tem como mote o clamor de basta ao feminicídio e respeito à vida, considerando que o número de assassinatos de mulheres vem crescendo no Pará nos anos últimos anos, de acordo com pesquisa do Monitor da Violência.

Segundo a conselheira Lady Anne de Souza, o evento terá concentração às 7 horas da manhã, em frente à Prefeitura de Marabá – Paço Municipal (Folha 31), seguindo percurso pela Folha 28 (Feira), até o Ginásio Poliesportivo Renato Veloso, na Folha 16. São esperadas mais de mil mulheres da cidade e do campo, inclusive indígenas, cerca de 800 já confirmadas.

Ainda de acordo com o Comdim, a Marcha das Mulheres, que também objetiva luta por mais políticas públicas para elas, é um espaço para todas reivindicarem seus direitos, apresentar angústias e principalmente exigir respeito.

Leia mais:

A conselheira tem razão, já que além de poucas, as políticas públicas para elas às vezes diminuem. Hoje, apenas 27 dos 144 municípios paraenses têm serviços específicos de atendimento à mulher. Dados do IBGE mostram que esse número era maior há cinco anos, o que demonstra uma redução desse apoio oficial diante do aumento da violência contra as mulheres.

Os reflexos dessa redução podem ser vistos também na ausência de serviços como o acolhimento institucional de mulheres vítimas de violência. No Estado, diz o IBGE, não há nenhum tipo de espaço especializado. A pesquisa observa ainda que apenas 16 municípios paraenses (11%) possuem serviços de atendimento à violência sexual e só 17 (12%) têm delegacias especializadas.

NO DOMINGO

Também está agendada programação para o domingo, dia 8, na data exata do Dia Internacional da Mulher. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher em Marabá realiza um evento em comemoração à data, na Praça São Félix de Valois com oficinas, palestras, atendimentos e shows de artistas locais.

A programação inicia às 8 horas com um café da manhã como abertura, seguida de uma palestra com a coordenadora do ParáPaz. Depois, ocorre a ação “Dança Circular: Celebrando o Ser Mulher”, seguido da uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI) onde serão distribuídas mudas de plantas e ministrada a oficina Recicle e Plante. Paralelamente haverá atendimentos do Centro de Testagem e Aconselhamento de Marabá (CTA) como testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, e distribuição de preservativos.

Na parte da tarde, a programação segue a partir das 16 horas com a já tradicional Feira de Artesanatos Pôr do Sol e uma aula de ritmos ministrado pela professora Aline “Pancadão” com animação do DJ Kadson. Também nesse período, as cantoras locais Nilva Burjak e Nenzinha do Calypso se apresentam, e paralelamente, os atendimentos do CTA continuam. (Da Redação, com Ascom PMM)