Correio de Carajás

Barqueiros e rabeteiros se queixam de falta de embarcadouro

Desde os 14 anos de idade, André da Silva Santos, hoje com 27 anos, trabalha no transporte de passageiros entre a Orla Sebastião Miranda e a Praia do Tucunaré. Filho de Marabá, nasceu e cresceu na Marabá Pioneira e já viu muita coisa mudar.

“Esse ano, como nos anteriores, não teremos atrações na Praia do Tucunaré. Temos uma das praias mais bonitas, com muitos turistas e a própria população da cidade que aproveita esse período, mas não temos nada de diferente para oferecer. Não temos nem uma escada descente para as pessoas transitarem na hora de pegar a embarcação”, reclama o profissional.

Ele relembra que todo veraneio equipes da PMM aparecem, fazem as medições da rampa, falam sobre o projeto que será feito e o acesso, mas fica só na palavra mesmo. “Nunca começaram a obra”, reclama André.

Leia mais:

A única coisa que ele diz que a Prefeitura de Marabá fez para esse verão foi o lançamento do projeto “Praia linda é praia limpa” que conta com o apoio dos atravessadores. “Eles pediram para a gente tratar melhor nossos clientes, onde os próprios passageiros vão poder nos avaliar através de um aplicativo. Isso eu achei legal, porque isso serve para nos conscientizar em relação à limpeza, porque às vezes nem mesmo a gente tem essa prática, de jogar o lixo no lixo”.

Corpo de Bombeiros é única entidade que permanece na praia a semana inteira

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Procurada pela Reportagem do CORREIO, a Prefeitura enviou a nota abaixo:

“Todas as secretarias estão envolvidas no Veraneio 2022. Equipes da SEMMA e SSAM estão promovendo limpeza e conscientização de banhistas, barraqueiros e barqueiros. Cursos de capacitação foram oferecidos aos donos de barracas sobre o manuseio de alimentos e atendimento ao público. A SEMMA já começou há mais de 3 semanas a coleta de lixo deixado na praia e conscientização dos banhistas com a campanha Eco Verão com a instalação de um ponto de coleta de resíduos. Além da ação diária dos Garis dos Rios que fazem a limpeza de todos as praias e margens dos rios. A Secretaria de Saúde lança já nos próximos dias o projeto Verão Saúde, com um posto avançado para atendimento na praia. A secretaria Segurança Institucional já montou a operação Verão em conjunto com a Policia Militar e Corpo de Bombeiros que já está em atividade nos acessos e na praia.

Com relação ao Verão Esporte, projeto da Secretaria de Esporte, este ano houve uma descentralização por toda a cidade, utilizando os campos de areia e grama nos cinco núcleos com o objetivo de tornar o esporte mais acessível a todos os praticantes.

Quanto às estruturas para atracar os barcos e o embarque já estão sendo providenciados os reparos e construção dos mesmos. Há fiscalização constante da vigilância sanitária e Procon”.

Comentários