• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Banpará alerta para golpes por mensagem de texto no celular

A prática é conhecida como Phishing e tenta obter informações confidenciais de clientes bancários

por Redação
13/01/2021
em Cidades
Banpará alerta para golpes por mensagem de texto no celular

Foto: reprodução

520
Visualizações

Um dos crimes mais recentes aplicados por criminosos é a confirmação de dados via mensagem de texto. O procedimento é simples: A vítima recebe um SMS, via celular, solicitando a regularização da conta bancária ou do cartão de crédito. Com o envio dessas informações pela vítima, o golpista pode fazer compras, fazer empréstimos e até adquirir veículos. 

O superintendente de Risco Operacional do Banco do Estado do Pará (Banpará), Abel Rodrigues, explica que essa prática é conhecida como Phishing: “É a tentativa fraudulenta de se obter informações confidenciais como nomes de usuário, telefones de confiança, senhas e detalhes de cartão de crédito, por meio de disfarce de entidade confiável e através de uma comunicação eletrônica.”

Visando o combate esse tipo de prática, o Banco do Estado do Pará (Banpará) também tem recebido investimentos na segurança do sistema e na comunicação com seus clientes: “o banco adota como meios de contato as Ligações de chamadas (registradas) e SMS, nos quais encaminhamos ou repassamos orientações aos clientes. Ressaltamos que também utilizamos nossos canais digitais, APP e Internet Banking”, explicou Abel Rodrigues. 

O Banpará atua com o Sistema Multifatorial, que garante um processo de transações ainda mais confiável, porque faz a verificação randômica dos dados cadastrais do cliente e evita o acesso de terceiros à plataforma: “Com relação à comunicação que é realizada via SMS pelo banco, sempre informamos que em hipótese alguma encaminhamos links ou solicitamos senhas ou posições/foto do Cartão Chave de Segurança”. 

Ainda segundo o representante, além de garantir a confiabilidade do canal de comunicação, as mensagens enviadas pela instituição sempre serão enviadas aos clientes através do número ‘29634’, mas ele ressalta que o Banpará nunca envia e-mails. Sempre que desconfiar, ligue para o número: 0800 280 6605. (Agência Pará)

Comentários
Tags: BanparáPará
Matéria anterior

Alepa aprova prestação de contas do Estado do Pará referente a 2019

Próxima matéria

População deve manter afastamento social, defende Pazuello

RelacionadaMatérias

Polícia fechará bares, mas Divisa mantém decreto municipal
Cidades

Polícia fechará bares, mas Divisa mantém decreto municipal

21/01/2021
118
Pará garante convênio de R$ 500 mil para promoção turística
Cidades

Pará garante convênio de R$ 500 mil para promoção turística

21/01/2021
19
Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho
Cidades

Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho

21/01/2021
15
Próxima matéria
População deve manter afastamento social, defende Pazuello

População deve manter afastamento social, defende Pazuello

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019