Correio de Carajás

Bando furtava moto por encomenda, diz polícia

A Polícia Civil identificou, mas ainda não prendeu o homem de prenome Rodrigo, que é apontado por encomendar e dar um “fim” a motos furtadas em Marabá. Foi na casa dele, na Folha 16, que a Polícia Militar encontrou e desarticulou um grande desmanche de motos roubadas na cidade na noite da última segunda-feira (5).

De acordo com o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, explicou que a princípio, pelas informações preliminares, os quatro indivíduos flagrados com motos (um menor e três adultos) eram responsáveis por entregar os veículos furtados para o foragido, que dava duas destinações para as motos: o desmanche revenda com adulteração do documento e das características de identificação.

Os presos foram Manoel Messias Gomes Silva Filho, Wallison Costa Oliveira e Winicius dos Santos Lima, autuados em flagrante por receptação, mas já receberam Alvará de Soltura. Além deles, um adolescente em conflito com a lei também foi apreendido, mas da mesma forma, não ficou internado, por se tratar de ato infracional de baixo potencial ofensivo.

Leia mais:

Com os acusados foram encontradas três motos modelo Honda Biz, que eram produto de furto; o chassi de uma moto Fan, além de uma Honda CG Titan, uma Broz, uma Yamaha Factor e mais duas Biz com indícios de adulteração.

Dois proprietários de veículos foram identificados e receberam seus veículos de volta. Mas vários outros proprietários de motocicletas furtadas/roubadas foram até a delegacia na esperança de reaver seus bens, até porque a descoberta do desmanche causou grande repercussão nas redes sociais, onde muita gente acessou a matéria do CORREIO e marcou “amigos” que tiveram veículos furtados recentemente.

Quanto a isso, o delegado Vinícius Cardoso orientou que as pessoas não devem ir à delegacia, pois a polícia tem seus próprios métodos para identificar os veículos e chegar até os donos.

Apreensão das motocicletas chamou atenção na cidade, principalmente nas redes sociais

Como foi a operação

Por volta das 10h30 da manhã de segunda-feira, uma guarnição da PM foi informada por populares que havia duas motos abandonadas em um terreno baldio na rua Corinthians, bairro Vale do Itacaiúnas, que a informação foi confirmada e ao sondar mais acerca do fato chegou ao conhecimento da equipe que um adolescente havia sido visto no local na noite anterior em atitude suspeita. Diante disso, foi solicitado apoio de outra viatura para abordagem.

Depois disso, as guarnições foram ao endereço do adolescente e o localizaram. Ao ser indagado, o menor mostrou onde outros comparsas costumavam esconder e desmanchar veículos roubados. Ao chegar no local apontado os policiais encontraram Manoel Messias (que já teve passagem por roubo), Winícius Lima e Wallison Oliveira. Na casa onde eles estavam foi encontrado dentro de um dos quartos um chassi de motocicleta e várias outras peças.

Ao consultar a numeração foi constatado que o chassi era de uma moto Honda Fan, cor preta que estava com registro de furto/roubo. O adolescente confessou ter furtado as motos encontradas mais cedo. Winícius informou que um cidadão de nome Rogério encomendava as motos e eles furtavam e entregavam a ele na Folha 16. Ele ainda se comprometeu a mostrar o local.

De posse dessa informação, mais guarnições foram incorporadas à missão. Ao chegar no local, foram atendidos pela mãe de Rogério, que permitiu a entrada da equipe para verificar a veracidade dos fatos. Ali foram encontradas outras seis motos, vários CRLV aparentemente falsificados, placas de motos que foram furtadas recentemente na cidade, chave mestra, material para alterar a cor das motocicletas furtadas. (Chagas Filho com informações de Evangelista Rocha)