Correio de Carajás

Bairro Liberdade: Centenas de pessoas já na fila por atendimento médico

As carretas consultório estão sendo montadas em frente à praça do Bairro Liberdade para atendimento médico gratuito aquele bairro e aos da proximidade por dois dias nesta sexta-feira e sábado (19 e 20). Nem bem a equipe chegou ao local e mais de 300 moradores do complexo, oriundos também do Laranjeiras e Independência, já estavam por lá formando fila. Segundo eles, é a urgência por atendimento em saúde o qual é ofertado nessa ação do Instituto Miguel Chamon.

A passagem anterior foi pelos bairros Belo horizonte e São Miguel da Conquista, onde os últimos atendimentos aconteceram nesta quinta-feira. Eles tiveram acesso a consultas com clínico geral, dentista, exames de ultrassonografia, consulta de vista e ainda vão ganhar os óculos, sem custo.

A idosa Maria Divina da Silva, moradora da Travessa Planalto, no Liberdade é uma das que está disposta a virar a noite aguardando exame oftalmológico e ganhar seus óculos. Ela chegou lá às 18 horas por um lugar na fila. “Vim aqui e estou muito feliz por essa ação ter chegado aqui. Vai atender a todas as pessoas carentes que não têm condição de comprar óculos”, destaca a idosa, com um sorriso no rosto.

Leia mais:

José Gomes da Sila, o Zé do Severino, de 76 anos, é morador do Independência e também estava pronto para virar à noite esperando para tentar atendimento com clínico geral e oftalmologista. “Essa ação do instituto é muito boa. Tem muita gente aqui em Marabá precisando desse tipo de atendimento”, comentou, acompanhado da esposa e dos filhos, todos atrás de consultas.

ATENDIMENTO

As senhas para consultas – clínica geral, oftalmologia, odontologia e exames de ultrassom – começam a ser entregues sempre a partir das 6 horas da manhã, por ordem de chegada.

O serviço mais procurado é realmente o exame de vista, além da oportunidade de receber lente e óculos de graça, ainda podendo escolher a armação entre vários modelos disponíveis. O instituto leva de 30 a 40 dias para a entrega dos óculos completos.

INSTITUTO

O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do hoje deputado estadual Wenderson Chamon (Chamonzinho), quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.

Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.

Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.

A ação tem o apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)

Fotos: Evangelista Rocha

 

 

 

 

 

Comentários

Mais

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Mais de 280 mil agentes comunitários em saúde e de combate a endemias profissionais em todo Brasil serão beneficiados com…
Brasil terá Semana Nacional da Adoção no calendário

Brasil terá Semana Nacional da Adoção no calendário

A partir de 2023, o calendário brasileiro terá a Semana Nacional da Adoção. A Lei nº 14.387/22, que institui a medida, está publicada na…
Valor da nova ponte rodoferroviária mais que dobra em apenas três anos

Valor da nova ponte rodoferroviária mais que dobra em apenas três anos

Durante reunião com representantes da Vale nesta quinta-feira, 30 de junho, os membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de…
Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

A Escola Educar, localizada no Bairro Cidade Jardim, está sendo alvo de denúncias por maus-tratos. De acordo com responsáveis, várias…
Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizam reparo na tubulação localizada…
País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

O Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes pela Covid-19, em uma alta de 49,2% em relação a maio. É…