Este sábado, dia 18 de maio, será especial para a comunidade do Bairro Francisco Coelho, com mais uma exibição do Cineclube Carajás Hiran Bichara. Desta vez a obra escolhida é o filme Olga (2004) do diretor Jayme Monjardim, a partir das 19 horas, na sede do Coletivo GAM, no endereço de nº 305, na Orla de Marabá.
O filme Olga relata a história de vida de Olga Benário, militante política deportada para a Alemanha nazista, onde tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do campo de concentração de Barnimstraße.
Após a sessão, as Rodas de Conversas terão a participação da fotógrafa Núbia Suriane e da presidente do Grupo de Mulheres do Cabelo Seco-Raízes de Marabá, Ana Luiza Rocha da Silva, com objetivo de refletir sobre o protagonismo feminino e a maternidade.
Leia mais:Nas semanas seguintes as exibições serão para os alunos das escolas EMEF Paulo Freire (29/05) e EMEF Prof.ª Doralice de Andrade Vieira (05/06). Outras escolas e centros comunitários interessados também poderão entrar em contato para agendamento de exibições de filmes para seus alunos.
Conheça
O Cineclube Carajás Hiran Bichara coordenado pelo artista visual Antônio Botelho com a participação de um grupo de artistas que compõem o Coletivo GAM tem uma programação diversa composta por exibições de filmes, palestras e rodas de conversas na sede do GAM, em escolas e espaços comunitários.
O Cineclube foi criado em 2009 com apoio do Governo do Estado do Pará, via Secretaria Estadual de Cultura por meio do edital Cine Mais Cultura em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil (MINC). Nos anos seguintes, o projeto realizou exibições semanais de filmes brasileiros, intercâmbio com a rede de cineclubes do Pará, além de oferecer cursos e oficinas
de produção audiovisual.
Em 05 de abril, o Cineclube retomou suas atividades com o apoio da Fundação Cultural do Pará via Edital de Fomento ao Audiovisual – Lei Paulo Gustavo – Cinema de Rua ou Cinema Itinerante e Cineclubes. Após as exibições de lançamento na sede do Coletivo GAM, localizada no bairro “cabelo seco”, foram realizadas sessões no Sesc Marabá e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei (11/05). (Da Redação, com material de divulgação)