Na manhã desta segunda-feira, 17, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou um treinamento com cerca de 25 agentes do Departamento Municipal de Transito e Transporte Urbano (DMTU), com o objetivo de capacitá-los no uso do aparelho etilômetro – conhecido como bafômetro – durante o Carnaval 2020. O curso aconteceu no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
O agente da PRF, Alberto Brito, explica que a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) fez a aquisição de etilômetros idênticos aos utilizados pela PRF e que por esse motivo o órgão federal ministra o treinamento. “Nesse curso, abordamos a normatização tanto da conduta dos agentes, quanto do cidadão. A frase ‘se dirigir, não beba’ já é uma verdade que passa agora, também, para o órgão de trânsito municipal”, explica o agente da PRF.
Antes da aquisição, quando um agente do DMTU se deparava com um caso de alcoolemia ao volante era necessário levar o abordado até a PRF para averiguação do nível de álcool no organismo, já que apenas eles possuíam o equipamento. “Com certeza facilita muito o DMTU ter esse equipamento, isso dá mais autonomia. É importante capacitá-los para que tão logo saia a normativa no âmbito municipal para o uso do equipamento”, conclui Alberto.
Leia mais:O diretor do DMTU, Emanuel Souza, diz que a partir da capacitação os agentes serão credenciados e já estarão aptos a utilizar os equipamentos nas fiscalizações. “Será feita a aferição do equipamento pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) também e a partir daí os agentes já irão utilizar o equipamento, principalmente nos atendimentos a acidentes de trânsito”, completa Emanuel.
No total, há 102 agentes no efetivo do DMTU, sendo que 60 agentes trabalham durante 24h de plantão, sendo 20 agentes por escala. No Carnaval, já com o uso do etilômetro, estarão atuando de 30 a 35 servidores, por escala, nas vias públicas do município. (Zeus Bandeira e Elson Gomes)